Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Supremo começa a julgar se motorista pode fugir de local do acidente

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 6 anos

    O Plenário do Supremo Tribunal Federal começou a julgar, nesta quarta-feira (14/11), a constitucionalidade do artigo 305 do Código de Trânsito Brasileiro. O dispositivo tipifica o crime de fugir do local de acidente para evitar "responsabilidade penal ou civil que lhe possa ser atribuída".

    Votaram nesta manhã o relator, ministro Luiz Fux, e os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber. O julgamento será retomado à tarde, com a retomada de votos dos ministros Cármen Lucia, Celso de Mello, Dias Toffoli, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski.

    O colegiado analisa acórdão de turmas recursais de juizado do Rio Grande do Sul que declarou a inconstitucionalidade do dispositivo e absolveu o réu, com base no princípio de que ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo, descrito no artigo 386 do Código de Processo Penal.

    Para o ministro Fux, relator, o artigo do CTB é constitucional, pois "é indefensável" a fuga do local do acidente. “O direito ao silêncio não significa o direito de recusa de participar do devido processo legal. Como uma sociedade justa e solidária pode admitir que alguém fuja do local do acidente para não se incriminar?", discursou.

    No entendimento do ministro, o motorista tem responsabilidade solidária em caso de acidente. “Isso é óbvio que não viola o princípio constitucional de que ninguém é obrigado a se autoincriminar. O princípio da proporcionalidade propugna pela defesa dos direitos fundamentais sempre. E a respo...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11020
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações91
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/supremo-comeca-a-julgar-se-motorista-pode-fugir-de-local-do-acidente/648186508

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)