Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Técnico de enfermagem da FASE-RS receberá adicionais de penosidade e insalubridade

    há 7 anos

    A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE-RS) a pagar a um técnico de enfermagem o adicional de penosidade, previsto em norma interna, juntamente com o de insalubridade, previsto na CLT. Segundo a decisão, não há vedação legal à cumulação dos adicionais.

    O adicional de penosidade foi instituído originalmente pela extinta Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM), no percentual de 40%, para os trabalhadores que atuavam com menores infratores, e mantida no regulamento da FASE-RS. A norma condiciona expressamente o recebimento da parcela à opção pelo empregado. Com base nesse documento, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) negou a pretensão do técnico de receber os dois adicionais.

    O relator do recurso do trabalhador ao TST, ministro Alberto Bresciani, disse que não há impedimento legal para a percepção cumulada dos dois adicionais, e que é inválida qualquer disposição em norma interna que implique renúncia ao adicional de insalubridade para os empregados que optem pelo de penosidade. Embora não exista lei conceituando e regulamentando o trabalho penoso, a jurisprudência do TST tem entendido que o disposto nos artigos , inciso XXIII, da Constituição Federal e 192, “caput”, da CLT, assegura a percepção do benefício para o trabalhador que exerce atividade insalubre, e que tal direito é indisponível.

    A decisão foi unânime.

    (Ricardo Reis/CF)

    Processo: RR-1123-97.2014.5.04.0101

    • Publicações14048
    • Seguidores634391
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações178
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tecnico-de-enfermagem-da-fase-rs-recebera-adicionais-de-penosidade-e-insalubridade/473856938

    Informações relacionadas

    Ritielly Ruana Pires, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Ação de Cobrança de Adicional de Insalubridade

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Obrigação de Fazer com Pedido Liminar - Procedimento do Juizado Especial Cível

    Petição Inicial - TJSP - Ação de Reintegração de Posse/Propriedade com Pedido de Tutela de Urgência - Procedimento Comum Cível

    Contestação - TRT03 - Ação Adicional de Insalubridade - Atsum - contra Instituto Elo

    Documentos diversos - TRT03 - Ação Adicional de Insalubridade - Atsum - contra Instituto Elo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)