Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Terceirização da atividade fim

Publicado por Regina Lauterjung
há 7 anos

Na última quarta-feira (22), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou projeto de 1998 que regulamenta a terceirização no país, liberando-a para ser usada em qualquer ramo de atividade das empresas privadas e de parte do setor público.

Hoje o entendimento da Justiça do Trabalho é no sentido de vedar a prática na chamada "atividade-fim". Ou seja, uma fábrica de sapatos não pode terceirizar nenhuma etapa de sua linha de produção, mas sim atividades não diretamente relacionas ao produto final, como o serviço de copa e cozinha, de segurança e de limpeza.

A medida representa um claro salvo-conduto para a precarização da mão de obra no país.

Desaparece, por exemplo, a obrigação de que a empresa que encomende trabalho terceirizado fiscalize regularmente se a firma que contratou está cumprindo obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Desaparecem também, restrições à chamada "pejotização", que é a mudança da contratação direta, com carteira assinada, pela contratação de um empregado nos moldes da contratação de uma empresa (pessoa jurídica) prestadora de serviços.

O objetivo principal do Congresso é permitir às empresas terceirizar qualquer ramo de sua atividade, incluindo a principal, a chamada atividade-fim.

Está claro que o objetivo é reduzir o gasto com pessoal, com prejuízo claro aos trabalhadores.

Além disso, o projeto estabelece que as empresas terão responsabilidade "subsidiária" em relação a débitos trabalhistas e previdenciários da terceirizadora, não "solidária". Ou seja, caberá ao trabalhador lesado buscar reparo primeiro na terceirizadora e só acionar a "empresa-mãe" caso não consiga sucesso na primeira demanda.

  • Sobre o autorAdvogada ética, com capacidade técnica e disponibilidade no RJ.
  • Publicações6
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações180
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/terceirizacao-da-atividade-fim/441858691

Informações relacionadas

Cristiana Meira Monteiro , Advogado
Notíciashá 6 anos

Terceirização de Atividade fim pelo olhar do STF

GEN Jurídico, Editor de Livro
Artigoshá 7 anos

A terceirização, o Direito do Trabalho e a Lei 13.429/17

Terceirização Trabalhista e Temporário

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)