Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

TJ homologa acordo para alteração de registro de nascimento

Os desembargadores da 4ª Câmara Cível, por unanimidade, negaram provimento ao recurso do Ministério Público contra decisão de 1º grau, nos termos do voto do relator. J.T.M., V.C. e um menor entraram com ação de homologação de transação extrajudicial a fim de que o Poder Judiciário homologasse acordo por eles estabelecido.

Relatam os autos que a criança, ao nascer, foi registrada como filho de J.T.M., no entanto, anos mais tarde se descobriu que o pai biológico era, na verdade, V.C..

Após o resultado do exame de DNA, como nunca houve qualquer vínculo afetivo entre o menor e o seu pai registral, as partes reuniram-se e acordaram que V.C. reconheceria a paternidade e J.T.M. renunciaria à condição de pai registral do menor. No acordo também foi estabelecido que a guarda da criança permaneceria com sua mãe e V.C., uma vez que ambos se casaram em 2010.

Ante essas circunstâncias e a primícia de que “um dos principais objetivos das Leis atualmente é conciliar as partes, pondo fim às lides”, o juízo de 1º grau homologou o ajuste, determinando a retificação do registro civil, em relação ao nome do pai biológico e avós paternos, além da alteração do sobrenome do menor.

Insatisfeito com a decisao, o Ministério Público Estadual interpôs apelação a fim de promover a retificação do registro civil em relação ao nome do pai biológico do menor. O apelante argumentou que, em se tratando de direito da personalidade, é inadmissível o acordo entre as partes, pois havendo vícios no consentimento do pai registral, estes devem ser provados; sendo insuficiente a simples alegação de que não sabia ser o pai biológico da criança.

Em contrarrazões, os apelados pediram pelo improvimento do recurso.

Segundo o relator, Des. Claudionor Miguel Abss Duarte, a sentença de primeira instância deve ser integralmente mantida, já que além de V.C. ser o pai biológico e o menor não possuir qualquer vínculo socioafetivo com o pai que consta no registro, os envolvidos concordaram com a regularização do registro de nascimento. Para o desembargador, “o principal fato na presente situação não é a negativa de paternidade, mas a pretensão do pai biológico em ver regularizada a situação da filiação. Estando todos, inclusive a mãe da criança, de comum acordo”.

  • Publicações14505
  • Seguidores737
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1292
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-homologa-acordo-para-alteracao-de-registro-de-nascimento/165377257

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJBA - Ação de Retificação de Registro Civil para Alteração da Paternidade - Retificação ou Suprimento ou Restauração de Registro Civil

Lucas Rezende Advocacia, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Petição Inicial de Retificação de Registro Civil

Alexandre Prestes Jasper, Advogado
Modeloshá 4 anos

Ação de Retificação de Registro de Nascimento-

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Ação de Retificação de Registro Civil (alteração de sobrenome)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)