Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJ julga recurso sobre irredutibilidade de vencimentos

    há 12 anos

    A 2ª Câmara Cível do TJRN reformou uma sentença inicial, que havia negado o pedido de servidores do Município de Natal, os quais solicitaram que o ente público interrompesse descontos, iniciados de forma unilateral, em seus contracheques.

    A decisão no TJ determinou, então, que o Município de Natal possibilite o direito ao contraditório e a ampla defesa no processo administrativo nº 049740/2010-36 e, ainda, se abstenha de efetuar qualquer corte salarial no tocante às gratificações e/ou vantagens de cunho pessoal incorporadas anteriormente à Emenda Constitucional nº 41/03, sob pena de multa diária de R$ 600.

    Segundo ressalta o relator do processo no TJRN, desembargador João Rebouças, percebe-se que realmente a Administração Pública Municipal deixou de observar os princípios constitucionais do devido processo legal, contraditório e ampla defesa, expressos no artigo , incisos LIV e LV da CF.

    A decisão também destacou que, apesar da Emenda Constitucional nº 41/03 ter modificado o artigo 37, da CF no que se refere à fixação do teto remuneratório dos servidores públicos, deve prevalecer o princípio da irredutibilidade de vencimentos, isso porque os proventos do autor do recurso foram concedidos em observância à situação jurídica anterior à citada Emenda Constitucional.

    Agravo de Instrumento nº

    • Publicações16584
    • Seguidores138
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-julga-recurso-sobre-irredutibilidade-de-vencimentos/100023967

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)