Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJ notifica à OAB-PB acerca da vacância do cargo de desembargador

    há 15 anos

    O Tribunal de Justiça da Paraíba enviou, no final da tarde desta quarta-feira (22), notificação à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Paraíba, sobre a vacância do cargo de desembargador, a ser preenchida pelo Quinto Constitucional. A vaga surgiu em decorrência do Ato da Presidência n. 49/2009, publicado no Diário da Justiça no dia 20 de julho deste ano, que declarou vago o cargo de desembargador ocupado por Marcos Antônio Souto Maior.

    A Presidência levou em consideração, ao assinar o Ato, a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos autos do Processo Disciplinar nº 5, que colocou o desembargador Marcos Souto Maior em disponibilidade.

    Segundo o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Paraíba, José Mário Porto, o próximo passo será a preparação do edital para o conhecimento dos advogados sobre a vaga no TJ. No edital, já deverá constar a data para a eleição da lista sêxtupla, bem como o que será necessário para concorrer a eleição.

    A lista sêxtupla é formada pelos seis nomes mais votados entre os advogados e será encaminhada ao TJPB para ser apresentada ao Pleno para a formação da lista tríplice. Os nomes dos três indicados serão submetidos à escolha pelo governador do Estado, José Targino Maranhão, que, de acordo com o parágrafo único do artigo 94 da Constituição Federal, nos 20 dias subseqüentes, escolherá um de seus integrantes para nomeação ao cargo de desembargador.

    O Quinto Constitucional, previsto no artigo 94, da CF, estabelece que: Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrit o Federal e dos Territórios será composto de membros do Ministério Público, com mais de 10 anos de carreira, e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de 10 anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista sêxtupla pelos órgãos de representação das respectivas classes.

    O presidente da OAB-PB revelou que a lista sêxtupla deverá ser definida e enviada ao Tribunal de Justiça até novembro deste ano. Mário Porto informou, ainda, que será concedido aos advogados que desejarem concorrer ao cargo, um prazo não inferior a 20 dias, para apresentação da documentação exigida para a efetivação da sua inscrição, a contar da publicação do edital.

    Da Coordenadoria

    • Publicações5740
    • Seguidores62
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-notifica-a-oab-pb-acerca-da-vacancia-do-cargo-de-desembargador/1576323

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)