Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024

TJ/SP anula testamento feito em momento de confusão mental de testador

Publicado por Flavia Miranda Oleare
há 3 anos

Trata-se de ação de nulidade de testamento, inventário, partilha ajuizada por irmãos e cunhada de um homem falecido contra a sobrinha dele.

Eles informaram que o falecido não possuía herdeiros diretos e que ele foi levado pela sobrinha, enquanto esteva internado, a assinar um testamento no qual ela figurou como única beneficiária.

O Tribunal observou que o testador sofria de confusão mental, decorrente de tumores no cérebro, razão pela qual entendeu que o testador não tinha lucidez para fazer o testamento.

Os irmãos e a cunhada contaram que o falecido, em razão de sua doença (tumores no cérebro) não possuía discernimento, tampouco capacidade testamentária. Disseram que o falecido nunca lhes disse nada sobre o testamento, apesar de sempre terem cuidado dele. Pediram, então, a suspensão do processo de inventário e, no feito principal, a procedência do pedido, com a declaração de nulidade do testamento.

Em 1º grau, o feito foi julgado procedente. Aquele juízo declarou a nulidade do testamento que o falecido fez em favor de sua sobrinha. Desta decisão, ela recorreu.

No Tribunal, a sentença foi mantida sob o mesmo fundamento, ou seja, de que o testador não possuía capacidade mental para testar o que estava evidente face a natureza da doença que o acometeu.

O desembargador relator explicou caberia à sobrinha comprovar que o ato de testar foi fruto de vontade deliberada manifestada de forma livre e consciente e que não tendo sido produzida tal prova, deveria ser mantida a nulidade do testamento.

Tal entendimento foi seguido por unanimidade pelos demais desembargadores.

Fonte: Migalhas


  • Publicações219
  • Seguidores233
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações41
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sp-anula-testamento-feito-em-momento-de-confusao-mental-de-testador/1329395834

Informações relacionadas

Thais Schaly Advogada em Salvador, Advogado
Artigosano passado

O que posso deixar em testamento?

Ana Paula Gomes, Advogado
Modeloshá 3 anos

Contrato Particular de Cessão de Direitos Hereditários

Julio Cesar Martins, Estudante de Direito
Modelosano passado

Ação de Anulação de Testamento, Inventário etc...

Modeloshá 5 anos

Contrato de doação de imóvel

Lüana Aguiar, Advogado
Artigoshá 2 anos

O que você precisa saber sobre o Testamento.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)