Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG declara protelatório embargos declaratórios contra o Estado

    O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em processo de cobrança de expurgos inflacionários de conta poupança da extinta MinasCaixa, rejeitou embargos de declaração por entendê-los com o “nítido intuito de rever o julgamento”, aplicando multa ao embargante e ainda aumentando-a a 10% do valor da causa quando o embargante, insistentemente, renovou-os.

    O Estado de Minas Gerais, diante dos cálculos excessivos apresentados pelo exequente, interpôs embargos à execução - processo nº 0058338-86.2012.8.13.0687, que foram julgados procedentes, com a condenação do exequente em honorários sucumbenciais de 10% sobre o valor do excesso.

    A 5ª Câmara Cível do TJMG, no julgamento da apelação proposta pelo embargado, julgou-a improcedente, mantendo a sentença. Em razão de reiterados embargos de declaração opostos, a Câmara entendeu-os como pretensão de mera revisão, afigurando litigância temerária, ocasião em que condenou o embargado à multa de 1% sobre o valor da causa.

    Interpostos novos embargos de declaração em repetição dos anteriores, a Câmara negou-os e, ainda, nos termos do artigo 538, parágrafo único, do CPC, condenou o embargante ao pagamento de multa correspondente a 10% sobre o valor da causa, em majoração da multa anterior, fixada em 1%. A Câmara, ainda, condicionou a interposição de novos recursos ao pagamento da multa fixada.

    Atuaram no processo os Procuradores do Estado Marcelo de Castro Moreira, Thiago Elias Mauad de Abreu e Tiago Anildo Pereira.

    Acesse:

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-declara-protelatorio-embargos-declaratorios-contra-o-estado/122427959

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)