Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG revoga decisão genérica em ação de fornecimento de medicamento

    O Estado não é obrigado a custear exames, internações e medicamentos de modo genérico e abstrato. Com esse entendimento o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu provimento parcial a recurso de agravo de instrumento nº 1.0570.13.001824-7/001 interposto contra decisão do Juízo, que havia condenado o Estado de Minas Gerais a fornecer eventuais tratamentos cirúrgicos, internações, e/ou vitaminas que devam ser ministradas ao paciente.

    No recurso, o Procurador do Estado David Pereira de Sousa, do Núcleo de Direito Sanitário da Advocacia Regional em Montes Claros, argumentou que a decisão que não especifica quais os tratamentos cirúrgicos, internações e medicamentos devem ser fornecidos contraria as disposições do artigo 460 do Código de Processo Civil e do Enunciado nº 07 do Fórum Permanente de Direito à Saúde, que impedem a concessão de liminares genéricas, em se tratando de temas ligados à área de saúde.

    Concordando com os argumentos apresentados pela AGE, o relator, Desembargador Alberto Vilas Boas ressaltou que a determinação de fornecimento de eventuais tratamentos representa providência genérica e que não encontra amparo nos relatórios médicos juntados aos autos, por ora.

    Acesse: Fale Conosco Registro de manifestações da OGE. Aqui você pode denunciar, reclamar, sugerir e elogiar o serviço público do Governo de Minas

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-revoga-decisao-generica-em-acao-de-fornecimento-de-medicamento/112128601

    Informações relacionadas

    Fabiana Campos de Almeida, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    O Estado tem o dever de fornecer medicamento de alto custo que não se encontra na lista de medicamentos essenciais do Sistema Único de Saúde?

    Deldi Ferreira Costa, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Ação De Obrigação De Fazer Com Pedido De Tutela Antecipada De Urgência Para Fornecimento De Medicamento

    Suellen Rodrigues Viana, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    [Modelo] Ação para Fornecimento de Medicamentos c/c Pedido de Tutela de Urgência Antecipada

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)