Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TJPB - Tribunal decide que banco terá de restituir em dobro os juros de empréstimo cobrados indevidamente

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a decisão de primeiro grau que condenou o Banco Santander Brasil S/A ao pagamento de uma quantia equivalente a R$ 17.210,38, corrigidos pelos índices oficiais aplicados pela Justiça e juros de mora, em favor de Joarez Luiz Marfim. Ele solicitou financiamento consignado junto ao banco e, ao pagar antecipadamente a dívida, a instituição financeira não abateu a taxa de juros aplicada. A relatoria da foi do desembargador Genésio Gomes Pereira Filho.

    O Banco Santander apelou (Apelação Cível nº 200. e teve o recurso desprovido, por unanimidade. Justificou que a amortização da dívida foi efetuada com observância das normas de proteção ao consumidor. Mas de acordo com o relator, fica assegurada a liquidação antecipada do total de um débito, mediante redução proporcional de juros, conforme artigo 52, § 2º, do Código de Direito do Consumidor (Lei nº 8.078/90).

    O desembargador Genésio afirmou, ainda, que a restituição é devida, nos termos do parágrafo único do artigo 42, do CDC: “O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável”.

    Fonte: Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjpb-tribunal-decide-que-banco-tera-de-restituir-em-dobro-os-juros-de-emprestimo-cobrados-indevidamente/3016094

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)