Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJSP emite sentença em 22 dias - Alteração de Sobrenomes

    Alteração dos sobrenomes Paternos, de Vitor de Souza para Del Busso Locatelli.

    Publicado por ALBANO ADVOGADOS 2307
    há 3 anos

    Trata-se de ação de retificação de registro civil proposta por EVELLYN VITOR DE SOUZA, visando retificar seus registros a fim de que seja excluído o sobrenome paterno “Vitor de Souza” ao seu nome, bem como incluir o sobrenome materno e avoengo “Del Busso” e “Locatelli”, respectivamente, passando o seu nome a constar em seu registro civil como EVELLYN DEL BUSSO LOCATELLI. Juntou documentos […]

    […]

    O Ministério Público concordou com o pedido (fls. 43/46).

    É o relatório.

    FUNDAMENTO E DECIDO.

    Passo ao julgamento do feito, nos termos do artigo 355, inciso I, do Código de Processo Civil.

    O pedido é procedente.

    A autora afirma que não possui vínculo afetivo com o genitor, motivo pelo qual requer a retificação do assento de nascimento […] para incluir o sobrenome materno e avoengo “Del Busso” e “Locatelli”, e excluir o sobrenome “Vitor de Souza”, ficando EVELLYN DEL BUSSO LOCATELLI.

    A inclusão do sobrenome materno busca conservar a identidade provinda da sua ancestralidade e permite melhor identificação da autora na sua família.

    Foram juntadas certidões de antecedentes, certidões das justiças estadual e federal e certidões cartorárias […] que demonstraram que a alteração no sobrenome da autora não causará prejuízo a terceiros.

    Em caso análogo, verbis:

    Ação de retificação de assento. Mudança de sobrenome. Inclusão do sobrenome paterno. Ausência de prejuízos a terceiros. Manutenção das raízes familiares. Apelação provida. Sentença reformada. (TJ-SP APL: 4003286-43.2013.8.26.0007, Relator: Mary Grün, Data de Julgamento: 02/09/2015, 7ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 02/09/2015)

    Diante disso, de rigor o atendimento do pleito autoral.

    Do exposto, JULGO PROCEDENTE o pedido e, com fundamento no artigo 109 da Lei nº 6.015/73, determino que ao Oficial de Registro Civil de Pessoas Naturais […] proceda a retificação no assento de nascimento correspondente à mat. […] para constar EVELLYN DEL BUSSO LOCATELLI.

    […]

    Publique-se. Intime-se. Cumpra-se.

    Obs.: Autorização expressa da cliente para publicação informativa, respeitando a LGPD.

    • Sobre o autorADVOGADOS QUE DETERMINAM O MELHOR RESULTADO AOS CLIENTES.
    • Publicações22
    • Seguidores59
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjsp-emite-sentenca-em-22-dias-alteracao-de-sobrenomes/1300388229

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)