Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TNU define que saldos das contas do FGTS devem ser corrigidos pela taxa SELIC

    Publicado por InfoJus Brasil
    há 16 anos

    A Turma Nacional de Uniformização da Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais (TNU) decidiu que, nas ações relativas à correção de saldos de contas vinculadas ao FGTS, referentes aos expurgos inflacionários e juros progressivos, ajuizadas após a vigência do novo Código Civil (11 de janeiro de 2003), a correção do montante devido se fará mediante a aplicação da taxa SELIC, nos termos do art. 406 do Código Civil e art. 13 da Lei n. 9.250 /95.

    A decisão da TNU foi proferida em incidente de uniformização, em face de acórdão da Turma Recursal do Juizado Especial Federal - Subseção Judiciária de Ribeirão Preto - que, mantendo a sentença de 1º grau, decidiu que os juros de mora - incidentes sobre expurgos inflacionários e juros progressivos do FGTS - são de 0,5% ao mês, a partir da citação.

    A parte requerente sustentou em seu pedido que o acórdão recorrido contraria jurisprudência dominante do Superior Tribunal de Justiça e diverge do entendimento das Turmas Recursais dos Juizados Especiais Federais de Minas Gerais e de Goiás, que entendem serem devidos juros de mora nos termos da legislação citada.

    Em seu voto a relatora do processo, juíza federal Maria Divina Vitória, acatou a tese do autor do incidente, por entender que a jurisprudência do STJ é pacífica no sentido de que deve ser aplicada, a título de juros moratórios, a taxa de 0,5%, desde a citação, até o advento do novo Código Civil , quando a partir de então, serão calculados nos termos do artigo 406 .

    De acordo com o art. 406 : "Quando os juros moratórios não forem convencionados, ou o forem sem taxa estipulada, ou quando provierem de determinação da lei serão fixados segundo a taxa que estiver em vigor para a mora do pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional", taxa esta que, como se sabe, é a SELIC, nos termos da Lei n. 9.250 /95.

    No caso, a ação foi proposta em 08/11/2005, portanto após a vigência do novo Código Civil .

    O pedido de uniformização foi votado pela TNU em sua última sessão, em 19 de maio.

    • Sobre o autoro portal dos Oficiais de Justiça
    • Publicações801
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações496
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tnu-define-que-saldos-das-contas-do-fgts-devem-ser-corrigidos-pela-taxa-selic/15318

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)