Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Trabalhador que pediu demissão tem direito à participação nos lucros?

há 3 anos

Dois empregados haviam pedido demissão, e seus pedidos de recebimento da participação nos lucros foram rejeitados pelos Tribunais Regionais do Trabalho da 1ª Região (RJ) e da 2ª Região (SP). O fundamento foi a norma coletiva da categoria, que excluía os demissionários do direito à parcela.

Recurso no TST

O relator dos recursos, ministro Alexandre Ramos, assinalou que o pagamento da PLR não é condicionado à vigência do contrato de trabalho, mas ao fato de o empregado ter contribuído para os resultados da empresa.

Segundo o ministro, o entendimento do TST (Súmula 451) é de que a exclusão do direito ao pagamento da parcela com relação ao empregado que pediu demissão redunda em ofensa ao princípio da isonomia, tendo em vista que mesmo o empregado que teve a iniciativa de romper o contrato contribuiu para os resultados positivos da empresa.

Ainda de acordo com o relator, apesar de a Constituição da República (artigo 7º, inciso XXVI) legitimar a realização de acordos e convenções coletivas, não há nenhuma autorização para que tais instrumentos normativos sejam utilizados como meio de supressão de direitos legalmente constituídos.

“Deve-se harmonizar o princípio da autonomia da vontade, previsto no artigo, com o da reserva legal, sob pena de se permitir que negociações coletivas derroguem preceitos de lei”, concluiu.

(MC, RR/CF)

Processos: RR-10338-55.2015.5.01.0066 e RR-1001560-36.2017.5.02.0081

E aí qual a sua opinião? Deixe o seu comentário.

(Fonte: Site de notícias do TST).

  • Publicações362
  • Seguidores85
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações7389
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhador-que-pediu-demissao-tem-direito-a-participacao-nos-lucros/1133586730

Informações relacionadas

Dispensa do empregado antes da data de distribuição dos lucros não impede pagamento da PLR

Luiz Ernesto Nogueira Advogados, Advogado
Artigoshá 6 anos

8 Pontos Principais Sobre Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) Para Você Entender Seu Direito

Andrade de Castro, Advogado
Notíciashá 3 anos

Pedido de demissão não afasta direito de executiva de receber bônus por cumprimento de metas

Marco Aurélio Nyikos, Advogado
Notíciashá 8 anos

Empregado que pede demissão tem direito a PLR

Tribunal Superior do Trabalho
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-55.2015.5.01.0066

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Se o empregado contribuiu pelo periodo das normas contida no PLR, está de acordo o julgado, pois a participação de lucros e resultados tem origem no tempo de atuação, portanto não cabe ao sindicato aceitar regras de normas definidas pela empresa, tais tipo "punições, faltas, e outros" zerando a participação do empregado, se este contribuiu para os resultados de lucro da empresa, mesmo de forma proporcional a este é reservado o direito. continuar lendo

Essa "participação nos lucros" é uma hipocrisia. Melhor rir pra não chorar. continuar lendo

acertou o TST (Até que enfim!) continuar lendo