Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Trabalhadora autônoma é indenizada por danos morais após atuação da DPU

    há 5 anos

    Salvador – A Defensoria Pública da União (DPU) na Bahia, por intermédio da defensora Maria Elisa Villas-Boas, obteve na Justiça decisão favorável a M.S.M., de 55 anos. Em audiência de conciliação realizada no Centro Judiciário de Conciliação (CEJUC), a assistida conseguiu o direito à indenização contra a Caixa Econômica Federal (CEF). A instituição financeira deverá pagar o valor de R$3.500 mil a título de reparação por danos morais causados à autora da ação.

    M.S.M. teve o nome incluído no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC SERASA) em julho de 2015 devido a um boleto de cobrança no valor de R$94,48 que a Caixa Econômica alegou não ter sido pago. No entanto, a assistida apresentou comprovante de pagamento realizado três dias após a data de vencimento do débito.

    O Código de Defesa do Consumidor prevê como direito básico, em seu artigo , inciso VI, a efetiva reparação dos danos morais, da mesma forma que determina que o fornecedor de serviço responderá objetivamente pelos danos causados aos consumidores, independentemente da prova de culpa por parte da empresa.

    A defensora federal Maria Elisa Villas-Boas ajuizou ação ordinária em que pediu a condenação da instituição financeira por danos morais causados à assistida. Além do comprometimento da Caixa Econômica de excluir as restrições cadastrais relativas à dívida inexistente.

    MMO/KNM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4481
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhadora-autonoma-e-indenizada-por-danos-morais-apos-atuacao-da-dpu/669157527

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)