Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024

Trabalhadora deve receber auxílio alimentação por trabalho aos sábados

há 9 anos

Com base em previsão constante da Convenção Coletiva da categoria profissional, a Foccus Administradora de Serviços Ltda. Deverá pagar o auxílio alimentação referente aos sábados trabalhados por uma auxiliar de serviços gerais, mesmo que a jornada nesse dia seja de 4 horas. A sentença foi assinada pela juíza Vanessa Reis Brisolla, da 8ª Vara do Trabalho de Brasília (DF).

Na reclamação trabalhista, a auxiliar contou que foi admitida em abril de 2012, na função de auxiliar de serviços gerais. Ela disse que trabalha de segunda à sexta-feira, das 7 às 16 horas, com uma hora de intervalo e, aos sábados, das 8 às 12 horas. De acordo com ela, a Foccus paga o auxílio alimentação somente pelos dias laborados durante a semana - segunda a sexta-feira. Ela pediu a condenação da empresa ao pagamento do auxílio alimentação referente aos sábados, parcelas vencidas e vincendas, conforme prevê a Convenção.

A Foccus alegou, em defesa, que a auxiliar não faz jus ao benefício, pois quando trabalha aos sábados o labor se dá das 8 às 12 horas. Além disso, diz que a reclamante atualmente presta serviços junto ao Banco do Brasil, não trabalhando aos sábados.

Convenção

Na sentença, a juíza revelou que a cláusula 12 da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria obriga as empresas a concederem a seus empregados, a cada 30 dias, auxílio alimentação referente aos dias efetivamente trabalhados no período. A cláusula convencional confere ao empregado o direito ao auxílio alimentação por dia efetivamente trabalhado, não fazendo qualquer restrição ao benefício nos dias de sábado, ainda que laborados em jornada inferior à de 8 horas diárias. "Se não há restrição expressa a esse respeito na cláusula da convenção coletiva, não cabe ao intérprete fazê-lo", afirmou a magistrada, que disse entender que a autora faz jus ao benefício.

Contudo, diante da prova constante dos autos, no sentido de que a auxiliar não laborou em alguns sábados, a magistrada frisou que o benefício só deve ser pago em relação aos sábados efetivamente trabalhados, observando-se para tanto o registro em folha de ponto.

(Por Mauro Burlamaqui)

Processo nº 0000576-77.2014.5.10.008


Fonte: http://www.trt10.jus.br/?mod=ponte.php&ori=ini&pag=noticia&path=ascom/index.php&pont...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações2535
  • Seguidores978
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3072
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trabalhadora-deve-receber-auxilio-alimentacao-por-trabalho-aos-sabados/179792878

Informações relacionadas

Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região
Jurisprudênciahá 9 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região TRT-10: XXXXX-77.2014.5.10.0008 DF

Escola Brasileira de Direito, Professor
Modeloshá 6 anos

Modelo de Recurso de Revista, conforme a Reforma Trabalhista

Andreia Ramires Goncalves, Profissional de Recursos Humanos
Artigoshá 6 anos

Funcionário deve trabalhar menos na semana em que o feriado cai no Sábado – Você sabia?

Warley Oliveira, Operador de Telemarketing
Notíciashá 9 anos

Vale-alimentação: a empresa é obrigada a pagar?

Luiz Armando Carneiro Veras, Advogado
Artigosano passado

Quais os direitos de quem trabalha meio período?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)