Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF/1ª reconhece matrícula de aluna em curso superior sem certificado de conclusão do ensino médio

    Publicado por Nota Dez
    há 15 anos

    Decidiu a Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1.a Região, por unanimidade, nos termos do voto do relator, juiz federal Avio Mozar José Ferraz de Novaes (convocado), reconhecer que a iminência de conclusão de curso superior, no qual o acadêmico se matriculou antes de ser certificado no ensino médio, configura situação fática consolidada pelo decurso do tempo, que deve ser respeitada, sob pena de causar prejuízos ao estudante.

    O que se discutiu na presente demanda foi o direito líquido e certo da impetrante de se matricular em instituição de ensino superior antes da conclusão do ensino médio.

    A decisão liminar que autorizou a efetivação da matrícula da impetrante, sem a comprovação de conclusão do ensino médio, data de dezembro de 2004, não tendo sido cassada até a prolação da sentença, que somente ocorreu em maio de 2007.

    Na sentença, o juiz federal afirmou que denegar o pedido da impetrante seria incompatível com o princípio da segurança das relações jurídicas, assecuratório das prerrogativas inerentes à cidadania, bem como com as garantias do direito adquirido, seja em nível administrativo, judicial ou extrajudicial.

    Acrescentou que "o cancelamento da matrícula implicaria em infringência à teoria do fato consumado, na medida em que, em hipóteses assemelhadas, a letra da lei deve ser encarada com temperamentos em homenagem à dignidade da pessoa humana, já que, a liminar deferida initio litis, se modificada, acarretaria inevitáveis prejuízos à impetrante."

    Em seu voto, o relator manifestou-se pela manutenção da sentença, considerando que, embora o certificado de conclusão do ensino médio, segundo o disposto na Lei nº 9.394 /96, seja documento essencial à efetivação da matrícula no curso superior, em tais casos, tanto o TRF/ 1ª Região quanto o Superior Tribunal de Justiça têm entendimento no sentido de que a situação fática consolidada pelo decurso do tempo deve ser mantida.

    Remesa Ex Officio em MS

    -5/GO

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf-1-reconhece-matricula-de-aluna-em-curso-superior-sem-certificado-de-conclusao-do-ensino-medio/748100

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 10 anos

    Matrícula em faculdade não depende de conclusão do ensino médio

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 8 anos

    Conclusão do ensino médio é indispensável para matrícula em universidade

    CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    DECISÃO: Garantida a permanência de aluna que apresentou certificado de conclusão do ensino médio após sua matrícula

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 15 anos

    TRF1reconhece matrícula de aluna em curso superior sem certificado de conclusão do ensino médio

    Justiça Federal do Estado de Goiás
    Notíciashá 12 anos

    Estudante obtém direito à matrícula em curso superior antes da conclusão do ensino médio.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)