Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024

Estudante obtém direito à matrícula em curso superior antes da conclusão do ensino médio.

há 12 anos

Por meio de liminar em mandado de segurança, vestibulando logrou obter medida liminar que lhe permitiu matricular-se no curso de Direito, mesmo sem ter concluído o ensino médio.

No entendimento do Dr. Urbano Leal Berquó Neto, Juiz Federal da 8ª Vara, ainda que a Lei de Diretrizes e Bases e a jurisprudência majoritária exijam a conclusão do ensino médio para cursar o ensino superior, “o ideal que deve marcar e caracterizar o ensino superior é o acesso a este de acordo com a capacidade de cada um (cânon 208, CF/88).”

O magistrado, no caso em discussão, achou oportuno guiar-se pelo artigo da Lei de Introdução ao Código Civil - tida verdadeiramente como introdutória de todo o Direito - “permitindo que se amolde a letra fria da lei ao caso concreto. Conhecimentos a permitir a matrícula da parte impetrante no nível terciário estão provados a contar do instante em que obteve aprovação no exame de seleção, vislumbrando, destarte, a satisfação da regra constitucional”, concluiu.

Assim, deferiu liminarmente a matrícula da parte impetrante, no curso de Direito, junto à PUC/GO, turno matutino, contudo, não eximiu o estudante da obrigação de concluir o Ensino Médio e de apresentar o respectivo documento de conclusão à instituição de ensino superior até o mês de dezembro de 2012.

Conforme reconheceu o julgador da 8ª Vara da SJ/GO, há corrente jurisprudencial majoritária no sentido de não autorizar a matrícula no ensino superior sem a finalização dos estudos intermediários.

Esse é o caso do candidato aprovado no Curso de Engenharia Civil, o qual alegou, também em sede de mandado de segurança, que embora não tenha concluído o ensino médio, não vislumbra “qualquer prejuízo a sua formação intelectual, posto que frequentará a escola visando à conclusão do Ensino Médio no período noturno e, no período matutino, poderá frequentar a Pontifícia Universidade Católica de Goiás”.

O magistrado presidente desse writ, juiz federal Hugo Otávio Tavares Vilela, orientando-se pelo entendimento majoritário, invocou o art. 44 da Lei n. 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que restringe a educação superior a “candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido aprovados em processo seletivo”, e citou apelações denegadas em julgados dos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, José Amílcar Machado e Carlos Moreira Alves.

Concluiu dr. Hugo Otávio, na decisão em comento, que “embora tenha obtido aprovação no vestibular, o impetrante não satisfaz as exigências previamente estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, não possuindo, portanto, direito líquido e certo à pretendida matrícula”, razão por que indeferiu a liminar.

  • Publicações933
  • Seguidores38
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações311
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudante-obtem-direito-a-matricula-em-curso-superior-antes-da-conclusao-do-ensino-medio/3171799

Informações relacionadas

Espaço Vital
Notíciashá 5 anos

UFRGS matriculará aluno em Engenharia Civil mesmo sem conclusão de estágio em curso técnico

CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
Notíciashá 6 anos

DECISÃO: Garantida a permanência de aluna que apresentou certificado de conclusão do ensino médio após sua matrícula

Consultor Jurídico
Notíciashá 10 anos

Matrícula em faculdade não depende de conclusão do ensino médio

Câmara dos Deputados
Notíciashá 7 anos

Educação garante matrícula do ensino superior de aluno que não concluiu o ensino médio

Advocacia Geral da União
Notíciashá 8 anos

Conclusão do ensino médio é indispensável para matrícula em universidade

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)