Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRF3 determina fornecimento gratuito de medicamento a portadora de diabetes Mellitus tipo I

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    Decisão da Sexta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) dá provimento ao recurso de uma portadora de Diabetes Mellitus Tipo I que havia ajuizado ação visando o fornecimento gratuito de medicamento necessário ao tratamento da doença. Para o relator do processo, desembargador federal Mairan Maia, negar à autora o fornecimento da medicação implica desrespeito às normas constitucionais que garantem o direito à vida, à saúde e à dignidade da pessoa humana.

    Relata a autora do pedido que necessita fazer uso diário de insulina glardina (Lantus), humalog ou lispro, não distribuídas pelo Estado. Em face do alto custo da medicação e não tendo condições de comprá-la, ingressou com ação no Judiciário, solicitando o fornecimento gratuito do medicamento.

    Após a realização de prova pericial, a decisão em primeira instância foi favorável à autora da ação. Ela, a União e a Prefeitura de São Bernardo do Campo apelaram contra a decisão que tinha no polo passivo da ação os três entes federativos.

    No TRF3, os magistrados da Sexta Turma acataram o recurso da autora da ação com base na jurisprudência de tribunais superiores que diz ser responsabilidade solidária dos entes da Federação executar ações no que diz respeito ao dever fundamental da prestação de serviço público de saúde (art. 198 e §§ da Constituição Federal e Lei nº 8080/1990).

    Ao analisar a questão, o relator do processo, desembargador federal Mairan Maia, assinalou que deve haver prioridade oficial para a saúde pública, em especial a dos enfermos que necessitam de imediatas ações concretas. Para o magistrado, como os cidadãos brasileiros estão submetidos à carga tributária excessiva, o mínimo que se espera é que o Estado lhes assegure saúde e educação.

    “Ainda que o custeio de tratamento de doenças onere o erário, esse ônus é inerente ao Estado dado caráter assistencial a ele incumbido, sendo fundamental de sua própria razão de existir, não podendo igualmente o Poder Judiciário fugir à sua responsabilidade de garantir referido direito aos cidadãos”.

    Apelação/ Reexame Necessário Nº 0005509-24.2013.4.03.6114/SP

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf3-determina-fornecimento-gratuito-de-medicamento-a-portadora-de-diabetes-mellitus-tipo-i/241805586

    Informações relacionadas

    Correio Forense
    Notíciashá 9 anos

    TRF3 determina fornecimento gratuito de medicamento a portadora de Diabetes Mellitus Tipo I

    Thales de Menezes, Estudante de Direito
    Notíciashá 11 meses

    Demora em marcação de cirurgia gera indenização

    Maysa Martimiano , Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Médico que cobrou para fazer cirurgia pelo SUS é condenado por estelionato.

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 6 anos

    Médico que cobrou para fazer cirurgia pelo SUS é condenado por estelionato

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)