Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Tribunal adverte juiz por falta de cordialidade com advogados

Publicado por Espaço Vital
há 10 anos

A Corte Especial do TJ de Goiás puniu com uma advertência, na última quarta-feira (07) o juiz Joseli Luiz Silva, da 3ª Vara Cível de Goiânia, por falta de urbanidade no trato com advogados. A representação foi apresentada pela seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil - em cujo saite foi publicada a notícia.

Na representação, a OAB goiana registrou que "Joseli Luiz Silva ofendeu advogados reiteradas vezes", acrescentando que a expressão analfabeto é um dos insultos mais leves dirigido a profissionais da Advocacia.

O presidente da Ordem goiana, Henrique Tibúrcio, disse que "o juiz que desrespeita as prerrogativas de um advogado se acha acima da Justiça - e a Ordem jamais vai coadunar com esse tipo de conduta".

Um dos casos mais conhecidos envolve a advogada Tânia Morato Costa, que publicou, em 2008, um artigo no jornal 'O Popular', criticando o juiz por desrespeito e escrever palavras grosseiras em seus despachos: Que Justiça é essa em que o juiz tem o direito de pisotear artigo da nossa Constituição Federal, de chamar testemunha de 'capiaus' (caipiras), mandar esta advogada jogar ácido sulfúrico na língua e o que ainda é pior, dizer que honra se lava com sangue, escreveu a profissional da Advocacia.

A advogada Tânia Costa fez referência a trecho de um processo de representação ajuizado por Joseli Luiz Silva, em que ele afirma: A profissional [Tânia] tem uma reação desmedida e descontrolada, um comportamento tresloucado e temerário, e uma postura consequentemente desequilibrada". O magistrado também sugere que"honra, se houver que ser lavada, lava-se com sangue, posto que não tem preço.

A Corte Especial do TJ-GO ficou dividida apenas quanto à punição que deveria ser aplicada. O relator do processo, desembargador Leandro Crispim, sustentou a pena de censura e foi seguido por outros cinco colegas. Como não houve maioria absoluta - o que exigiria nove votos - foi aplicada uma advertência.

A OAB-GO informou que analisa recorrer da decisão, para a aplicação de punição maior. (Com informações da assessoria de imprensa da OAB-GO).

Despachos curtos e críticos

Segundo o saite Migalhas, o juiz Joseli é conhecido pelo tratamento que dispensa a partes e causídicos em seus despachos e decisões.

* Em um deles, o magistrado reclama que "para comprar carro de mais de R$ 22 mil, o autor teve dinheiro, mas, para fazer frente a uma merrequinha de custas processuais, aí sim, é carente". (Proc. nº 201400274189).

* Em outro caso, querendo agilizar a baixa de uma ação, o juiz alertou: "Autora, se liga! O processo terminou. E foi sucumbente nos honorários. Extratado que seja, incontinenti dê-se baixa no processo e arquivem-se os autos".

(Proc. nº 200300562750)

* "Santa paciência!", exclamou também o juiz Joseli Silva ao externar seu desgosto com a oposição de "embargos de declaração para o que deveria ser um reles pedido de expedição de ofício para efetivar o julgado, decorrência natural do acordo homologado". (Proc. nº 200500498622).

* Em outro processo, o julgador definiu: "'desempregada' é estado, e não profissão ou meio de vida. Vale lembrar que também os grandes empresários são, a rigor, desempregados".(Proc. nº 201400031553).

  • Publicações23538
  • Seguidores516
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações482
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-adverte-juiz-por-falta-de-cordialidade-com-advogados/126926321

Informações relacionadas

Alimentos com mofo ou objeto estranho: dano moral e a não necessidade de perícia técnica

MP mobilizado para esclarecer atentado contra promotor Douglas Chegury

Patrícia Santiago , Advogado
Artigoshá 6 anos

Representação contra Advogado perante o Tribunal de Ética da OAB

Tribunal de Justiça de Goiás
Notíciashá 6 anos

Morre juíza aposentada Ilma Vitório Rocha

Fernanda Teixeira Almeida, Bacharel em Direito
Artigoshá 3 anos

Alteração do edital que afeta a formulação das propostas dos licitantes

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tendo em vista que, conforme relatam, a conduta por falta de cordialidade do citado juiz é reiterada, a punição aplicada não foi equivalente. Há que se também reprovar o TJ por esperar que a Ordem apresentasse uma representação, para depois começarem apurar os fatos, sendo que até matérias foram publicamente veiculadas e mesmo assim se mantiveram inertes. Este juiz é um dos muitos que acham que existe Deus nos céus e depois eles na Terra. Que sirva de lição aos pares que alimentam o mesmo sentimento, e parabéns à Ordem que sempre está ativa e presente, não só defendendo os profissionais da classe, como também em muitos casos a nossa sociedade. continuar lendo