Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal mantém medida aplicada a adolescente autor de ato infracional

    Publicado por COAD
    há 9 anos
    Os desembargadores que integram a 3ª Câmara Cível do TJRN mantiveram a sentença imposta a um adolescente, pela 3ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Natal, o qual foi submetido à aplicação da medida de semiliberdade por tempo indeterminado, prevista nos artigos 112 e 120, ambos da Lei nº 8.069/90, a ser cumprida no Centro Educacional (Ceduc) em que houver vaga.

    O adolescente, que já possui antecedentes, praticou o ato infracional equivalente ao crime de roubo qualificado pelo emprego de arma e pelo concurso de agentes, delito que é tipificado no Código Penal brasileiro com pena severa, em face da relevância do bem jurídico tutelado (patrimônio) e da implícita violência com que é cometido.

    Durante o ato infracional houve o emprego de arma de fogo, quando foram levados um veículo do tipo Voyage, um celular e a chave da residência da vítima. A decisão também verificou que o depoimento da vítima, igualmente, corrobora com a identificação da materialidade e da autoria do ato infracional, já que a vítima é enfática ao dizer não ter dúvidas de que o jovem era um dos executores do assalto.

    Gravidade

    A Câmara Cível ressaltou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), em seu artigo 112 e 120, expressamente prevê a aplicação da medida socioeducativa de semiliberdade quando verificada a prática de ato infracional, desde que existente provas suficientes da autoria e da materialidade da infração

    “Assim, não há que se falar em aplicação de uma medida socioeducativa menos severa, tal como a liberdade assistida, sendo a semiliberdade, de fato, a medida mais adequada ao agente, não se podendo deixar de considerar que, de acordo com a sentença ora recorrida, e já fora aplicado ao representado outra medida socioeducativa em meio aberto, a qual por certo não surtira efeito, uma vez que o mesmo voltou a cometer delitos, contudo agindo agora de forma mais violenta", destaca o relator do recurso, desembargador João Rebouças.

    (Apelação Cível nº 2015.001976-8)


    FONTE: TJ-RN
    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações113
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-mantem-medida-aplicada-a-adolescente-autor-de-ato-infracional/194921747

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)