Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal recebe denúncia contra acusado pelo uso de documento falso

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos

    A 3ª Turma do TRF da 1ª Região, por unanimidade, deu provimento ao recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra a decisão, da 5ª Vara da Seção Judiciária do Goiás, que rejeitou a denúncia contra um administrador de uma empresa de serviços de limpeza e manutenção de prédios acusado de praticar o crime de uso de papéis falsificados (previsto no art. 293, § 1º, I, do Código Penal) ao argumento de tratar-se de crime impossível.

    De acordo com a denúncia, o acusado agiu de forma livre e consciente, na condição de administrador de fato da empresa, quando fez uso de guia de depósito judicial trabalhista falsificada para dar quitação de obrigação trabalhista. O MPF, em suas alegações recursais, sustentou que a análise do documento, realizada pela juíza trabalhista, em que foi observada a falsidade do denunciado não afasta a atipicidade da conduta do réu.

    Ao analisar o caso, o relator, juiz federal convocado Marcio Sá Araújo afirmou que o documento utilizado pelo denunciado apresentava-se capaz de enganar uma pessoa comum, ou seja, o homem médio. Destacou, ainda, que a fraude foi detectada pela magistrada trabalhista somente depois que a juíza confrontou a guia de depósito judicial com extratos bancários colacionados aos autos trabalhistas.

    Segundo o magistrado, diante da potencialidade lesiva do documento apresentado pelo denunciado à Justiça do Trabalho não há que se falar em crime impossível e que, na hipótese, deve ser reformada a decisão do juízo de origem. Afirmou o juiz convocado que, preenchendo a denúncia os requisitos de exposição do fato criminoso, de qualificação do acusado, de classificação do crime e de rol das testemunhas (art. 41 do CPP) e, ainda, havendo indícios razoáveis da materialidade e da autoria do crime, impõe-se o recebimento da denúncia.

    Nesses termos, o Colegiado, acompanhando o voto do relator, deu provimento ao recurso do MPF para seja recebida a denúncia contra o acusado.

    Processo nº: 0032302-68.2015.4.01.3500/GO

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-recebe-denuncia-contra-acusado-pelo-uso-de-documento-falso/440457787

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)