Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TRT da 14ª Região e Procuradoria Federal agilizam movimentação processual

    Publicado por Direito do Estado
    há 15 anos

    A assinatura de um ato conjunto entre o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e a Procuradoria Federal no Estado de Rondônia vai tornar a Justiça do Trabalho ainda mais rápida e acabar com o atraso na prestação de serviços aos cidadãos, gerado pela grande movimentação de processos nas Varas do Trabalho das capitais e municípios do interior dos dois Estados da jurisdição - Rondônia e Acre.

    Antes, as citações à União somente podiam ser encaminhados às sedes das Procuradorias Federais. A prática gerava o chamado congestionamento processual, que vinha sendo registrando desde 2007, após a edição da Lei Federal 11.457. Essa lei criou a Receita Federal do Brasil, também conhecida com "Superreceita", e reestruturou a própria Receita Federal. Dentre as principais mudanças, a atribuição de execução das contribuições previdenciárias decorrentes da etapa da execução trabalhista.

    O artigo 42, por exemplo, que deu nova redação ao artigo 832 da Consolidação das Leis do Trabalho CLT, determinou que a União seja intimada das decisões de acordos com a Justiça do Trabalho, quando houver parcelas de natureza indenizatória. Segundo os procuradores, a movimentação processual fora do âmbito do Juízo era responsável por atrasos consideráveis na prestação jurisdicional, em razão do pouco número de procuradores nas sedes das Procuradorias para apreciar o grande volume de processos encaminhados.

    O ato conjunto assinado pela presidente do TRT, Maria Cesarineide de Souza Lima, e pelo procurador federal Osvaldo Vieira da Costa, responsável pela Procuradoria Federal em Rondônia, disciplina o trâmite das intimações à Procuradoria Federal, para ciência de acordos com parcelas de natureza indenizatória.

    De acordo com o diretor-geral de coordenação judiciária do TRT, Marcos Antonio Oliveira, já havia a Portaria n. 283/2008 do Ministério da Fazenda que dispensava a manifestação da Fazenda nos processos, porém isso ainda gerava dúvida quanto à necessidade de intimação do órgão. Com este ato conjunto, foi sanada qualquer dúvida a respeito.

    Abdoral Cardoso, do TRT da 14ª Região

    TST

    • Publicações8088
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-da-14-regiao-e-procuradoria-federal-agilizam-movimentacao-processual/1531610

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)