Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    TSE cancela multa de R$ 25 mil aplicada á prefeita de São Gonçalo-RJ

    há 13 anos

    O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani cancelou multa de R$ 25 mil aplicada à prefeita de São Gonçalo-RJ, Aparecida Panisset, ao julgar improcedente representação em que a prefeita era acusada de fazer uso indevido em planfletos da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de frase proferida por ele em discurso antes da campanha eleitoral de 2008.

    A representação contra a prefeita Aparecida Panisset foi ajuizada pela Coligação São Gonçalo Precisa Mudar. Já o ministro proferiu sua decisão em recurso apresentado pela prefeita e sua coligação contra a multa.

    O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) havia confirmado a sentença do juiz eleitoral, que impôs a multa à prefeita, por entender o colegiado que os dizeres “com o apoio do Presidente Lula” e “fazemos parte do mesmo sonho” contidos nos panfletos passavam a ideia do apoio do presidente à candidata à reeleição, “surgindo, desse modo, um estado mental nos eleitores incompatível com os princípios e regras eleitorais”.

    No recurso apresentado ao TSE contra a decisão da Corte Regional, Aparecida Panisset e sua coligação afirmam, entre outros argumentos, que o artigo 54 da Lei das Eleicoes (Lei 9.504/97), que proíbe a participação na propaganda eleitoral do rádio e da TV de filiado a outro partido ou legenda que integre outra coligação, não se aplica a impressos.

    O ministro Arnaldo Versiani ressalta, em sua decisão, que, “realmente, o dispositivo legal em questão faz menção, expressamente, à propaganda eleitoral gratuita veiculada nos programas de rádio e televisão”.

    “Ademais, tenho que procede o argumento de ausência de fundamento legal para a multa imposta à representada, porquanto o juízo impôs a penalidade com base no art. 36 da Lei das Eleicoes, que somente se refere à propaganda eleitoral antecipada e, portanto, não constitui a hipótese dos autos, que diz respeito a eventual irregularidade sucedida durante a campanha”, destaca o ministro Arnaldo Versiani.

    Processo relacionado: Respe 35089

    EM/LF

    E-mail destinatário:

    • Publicações14554
    • Seguidores286450
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tse-cancela-multa-de-r-25-mil-aplicada-a-prefeita-de-sao-goncalo-rj/2647022

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)