Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Tu te tornas eternamente responsável pelo flagrante que homologas

    Publicado por Consultor Jurídico
    há 14 anos

    Uma das citações mais famosas da literatura universal talvez seja esta de Antoine de Saint-Exupéry, no Pequeno Príncipe: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

    Pois bem, de acordo com o entendimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na decisão, unânime, que aposentou compulsoriamente a juíza Clarice Maria de Andrade, o juiz de Direito ao examinar o auto de prisão em flagrante delito torna-se responsável pela prisão levada a efeito bem como pela regularidade do encarceramento do preso.

    Eis a ementa:

    Processo Administrativo Disciplinar nº 0000788-29.2009.2.00.0000

    Rel. conselheiro Felipe Locke Cavalcanti

    Requerente: Conselho Nacional de Justiça

    Requerida: juíza Clarice Maria de Andrade

    Assunto: Atuação funcional de magistrado do Tribunal de Justiça do Pará

    Processo administrativo disciplinar. Tribunal de Justiça do estado do Pará. Infrações aos deveres funcionais da magistratura. Configuração.

    I O Juiz de Direito ao examinar o auto de prisão em flagrante delito torna-se responsável pela prisão levada a efeito bem como pela regularidade do encarceramento do preso. (grifei)

    II Impossibilidade de manutenção de presa do sexo feminino em carceragem única ocupada por detentos do sexo masculino. III Descumprimento do preceito fundamental contido no artigo , inciso XLVIII, da Constituição Federal. IV Utilização de documento ideologicamente falso com fim de justificar a grave omissão perpetrada. V Infringência ao artigo, 35, incisos I e III, da LOMAN. VI Procedência do Procedimento com a aplicação da pena de aposentadoria compuls...

    Ver notícia na íntegra em Consultor Jurídico

    • Sobre o autorPublicação independente sobre direito e justiça
    • Publicações119348
    • Seguidores11019
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações112
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tu-te-tornas-eternamente-responsavel-pelo-flagrante-que-homologas/2176481

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)