Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Vaga de garagem pode ser cedida a outro condômino

    há 16 anos

    Como direito acessório, a vaga de garagem adere à unidade, sendo, contudo, desta destacável para efeito de sua cessão a outro condômino. Com esse entendimento, a 3ª Turma do STJ determinou a retificação do registro de imóvel para que conste a existência de vaga na garagem, indevidamente vinculada a outro apartamento do mesmo edifício.

    No caso, o dono do imovel ajuizou uma ação contra o estado do Rio de Janeiro para conseguir a retificação do registro imobiliário do apartamento n. 710, de sua propriedade, para que dele conste a vaga de garagem anteriormente vinculada ao apartamento n 1.104.

    Em primeira instância, o pedido foi indeferido sob o argumento de que as diversas rerratificações e alterações de destinatário da vaga de garagem são nulas de pleno direito, pois, não se tratando de vaga com natureza de unidade autônoma, a sua transferência pressupõe a transferência do principal, conforme preceitua o disposto no artigo 59 do Código Civil .

    O TJRJ, ao julgar a apelação, considerou nula a venda da vaga por se tratar de bem acessório. No recurso especial, o STJ entendeu que, não obstante a vaga de garagem seja, de regra, bem acessório vinculado à unidade habitacional, ao contrário do que sustentaram as instâncias ordinárias, ela admite, independentemente de lhe ser atribuída fração ideal específica de terreno, separação para transferência a outro apartamento do mesmo edifício.

    Quanto ao registro de transferência da vaga de garagem, os ministros verificaram que, apesar da escritura de venda e compra da unidade 710 originalmente não prever a garagem, o documento foi oportunamente retificado e registrado, tudo antes da alienação da unidade 1.104, o que garante aos proprietários daquele imóvel o direito à vaga. (Resp 954861) .

    .............

    Fonte: STJ

    • Publicações18420
    • Seguidores69
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vaga-de-garagem-pode-ser-cedida-a-outro-condomino/209649

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 16 anos

    Condômino pode utilizar parte de área comum com exclusividade, desde que autorizado pela assembléia

    Rogério Tadeu Romano, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    A questão da locação ou alienação de vagas de garagem em condomínios

    Rafael Mattei, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    O Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica (IDPJ) e o Código de Defesa do Consumidor (CDC)

    Danielly Goncalves Rodrigues, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Formas de aquisição da propriedade no Brasil

    Alexandre Callé, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Utilização de vagas de garagem por familiares em Condomínios

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)