Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Vivo é condenada a pagar R$ 10 mil por negativar nome de empresa que teve número clonado

há 12 anos

Em decisão monocrática, o desembargador Carlos França reformou sentença proferida na comarca de Aparecida de Goiânia e condenou a Vivo S/A a pagar R$ 10 mil por danos morais à empresa Pedra Grande Engenharia. Para o magistrado, ficou claro que a empresa recorrente conseguiu provar que foi vítima de clonagem de uma linha telefônica, o que gerou a cobrança indevida e a negativação de seu nome.

Carlos França ressaltou que a própria Vivo reconheceu a existência da clonagem e não provou a existência de débito em janeiro de 2006, quando o nome da apelante foi negativado. “Não se desincumbindo a empresa recorrida do seu ônus processual, qual seja, comprovar fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito alegado pela recorrente, impõe-se-lhe o dever de ressarcir os danos morais experimentados pela apelante”, disse. “Com efeito, para haver o ressarcimento do dano é mister a presença da culpa, do prejuízo e obviamente da relação da causalidade entre ambos, para que se determine o pagamento indenizatório”, frisou.

O magistrado lembrou que o dano moral é a lesão aos direitos da personalidade, não havendo mais a necessidade de prová-lo. Assim, para constituir o dano moral basta a violação de um direito, independentemente do sentimento negativo consequente, o qual terá relevância apenas para a quantificação do dano. “Na situação em julgamento, entendo colmatados todos os aspectos delimitadores do dever indenizatório, notadamente por ter a empresa apelante comprovado a cobrança e o envio indevido do seu nome para cadastros de inadimplentes, mesmo após confirmação pela própria empresa recorrida de clonagem em uma das linhas telefônicas contratadas”, observou. (

  • Publicações18748
  • Seguidores492
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações36
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vivo-e-condenada-a-pagar-r-10-mil-por-negativar-nome-de-empresa-que-teve-numero-clonado/100036550

Informações relacionadas

Notíciashá 15 anos

Telefone clonado gera indenização por cobrança indevida na fatura

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)