Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Você conhece o direito dos autistas?

há 5 anos

A Lei 12.764/12 institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e estabelece que “A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais”, desta forma, a Lei 13.146/15, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também é destinatária para os autistas.

Por meio dessas duas leis, podemos analisar alguns direitos do portador do TEA.

1. Prioridade no atendimento: Deve haver prioridade em todas as instituições e serviços de atendimento ao público; disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte coletivo de passageiros e garantia de segurança no embarque e no desembarque; recebimento de restituição de imposto de renda; tramitação processual e procedimentos judiciais e administrativos.

2. Inclusão escolar: O portador do TEA tem direito ao ingresso e permanência na escola regular, sendo assegurado condições de acesso e participação. O gestor escolar que recusar a matrícula de aluno com transtorno do espectro autista, ou qualquer outro tipo de deficiência, será punido com multa de 3 (três) a 20 (vinte) salários-mínimos.

3. Educação profissionalizante e inserção no mercado de trabalho: Possibilidade de participar do programa de aprendizagem para as pessoas com deficiência, a partir dos 14 anos, fazendo jus aos direitos elencados na legislação trabalhista vigente. A contratação tem objetivo de incluir o jovem e destacar suas habilidades.

4. Isenção de Impostos para a Aquisição de Veículos: A pessoa com autismo pode adquirir veículos com isenção de IPI, ICMS e IPVA, o que acarreta desconto significativo no valor final do automóvel. Não é necessário que seja condutor, desde que haja indicação de três condutores habilitados. O benefício pode ser exercido uma vez a cada dois anos.

5. Jornada de trabalhos dos pais: Uma pessoa autista precisa de atenção especial e isso demanda tempo de quem é responsável por ela. Por isso, no final de 2016 foi lançada a Lei 13.370/2016, que reduz a jornada de trabalho dos pais de filhos autistas. A autorização tira a necessidade de compensação ou redução de vencimentos para os funcionários públicos federais que são pais de pessoas com TEA. A legislação ainda só comporta os cargos públicos e, para solicitar a redução da jornada, é preciso requerimento administrativo junto ao órgão gestor, apresentando a comprovação das necessidades do dependente.

6. Transporte: A Lei 8.899/94 garante a gratuidade no transporte interestadual à pessoa autista que comprove renda de até dois salários mínimos. A solicitação é feita através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

  • Publicações20
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações229
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-conhece-o-direito-dos-autistas/667516194

Informações relacionadas

Raquel Tedesco, Advogado
Notíciashá 7 anos

5 Direitos dos Autistas

Gutemberg Do Monte Amorim, Advogado
Artigoshá 9 meses

Conheça 10 direitos do autista

Hugo Napoleão , Advogado
Artigoshá 4 anos

39 Perguntas sobre o direito dos Autistas

Luiz Felipe Gomide, Advogado
Artigoshá 5 anos

9 Direitos que os pais das crianças portadoras do Transtorno do Espectro do Autismo(TEA) precisam saber

Rone Souza Prudente, Advogado
Modeloshá 3 anos

Petição Inicial Custeio do Método ABA (autismo) pelo plano de saúde no Município de residência do consumidor.

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)