Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Você é um concurseiro feliz? Aprenda 4 estratégias para ter uma vida melhor

há 9 anos

Voc um concurseiro feliz Aprenda 4 estratgias para ter uma vida equilibrada

Alguns tendem a pensar que somente virão a merecer a tão sonhada aprovação depois de muito sofrerem. Por isso, terminam o namoro, param de cuidar da aparência, aniquilam a vida social, afastam-se dos amigos, excluem todas as contas nas redes sociais, param de ir à igreja, cancelam a matrícula na academia… Se você se identificou, amigo, leia esse texto já, antes que você comece a se chicotear.

Não se sinta péssimo por se identificar com esse pensamento. Isso, infelizmente, é muito comum e tem sua origem na nossa cultura e na má interpretação de alguns preceitos religiosos.

Como você já sabe, o sacrifício, a abdicação e o esforço são ingredientes essenciais do sucesso, não só nos concursos mas em qualquer projeto da vida.

O grande problema é o sacrifício pelo sacrifício, isto é, o autoflagelo inócuo.

Entenda: deixar de ir à festa da turma no sábado à tarde para ficar em casa estudando COMPENSA se você conseguir ler o número de páginas programado, fizer uns exercícios e estudar um pouco de jurisprudência. Por outro lado, deixar de ir a essa mesma festa, não conseguir se concentrar (porque só pensa em como as pessoas estão se divertindo lá), não cumprir seu planejamento e ir para a cama “emburrado” às 19:30, achando que sua vida é uma droga, NÃO COMPENSA.

Lembre-se de que a aprovação é um projeto a longo prazo, de modo que, para você se manter estudando até a provação, você precisa estar FELIZ. E, sim, isso é plenamente possível. Abaixo elenco algumas estratégias que funcionaram comigo.

1. ACEITE-SE. Por favor, pare de se comparar com os outros. Cada um tem uma história de vida, circunstâncias e oportunidades diferentes. Não gaste sua energia reclamando. Não se acomode com o que não o faz feliz mas aceite que, no momento, essa é a sua situação. Aceite, por exemplo, que você já passou dos 30 e ainda não alcançou seu objetivo profissional, aceite sua falta de dinheiro, aceite suas reprovações anteriores e aceite, acima de tudo, que você precisa ficar em casa no sábado estudando para conseguir mudar tudo isso. Se essa foi vida que VOCÊ escolheu, você deveria ser o primeiro a aceitá-la.

2. TENHA EQUILÍBRIO. O caminho até a aprovação é um pouco solitário mesmo porque, em tese, você precisa de silêncio e paz para estudar, o que acaba o obrigando a afastar um pouco do convívio social. Mas em prol de sua sanidade mental, você precisa ter momentos de prazer ao lado das pessoas de que gosta! Se você estudou no sábado nos turnos da manhã e da tarde, vá curtir sua noite com a consciência leve! Vá tomar um vinho/cerveja com os amigos ou vá ao cinema com o (a) namorado (a), por exemplo. Você realmente precisará abdicar de muita coisa, mas, com uma boa administração do seu tempo, você consegue manter um mínimo de vida social.

3. AME-SE. Um fator importantíssimo para se conseguir perseverar na estrada dos concursos é a autoconfiança. Mas quem é que, em sã consciência, confiaria em alguém vestido aos farrapos, que não corta o cabelo, não faz a barba, não faz as unhas e se entregou ao sedentarismo? Se você se sente mal, não vai conseguir confiar em si mesmo. Isso não é óbvio? Cuide do seu corpo, da sua mente, da sua espiritualidade e sinta-se bem.

4. APAIXONE-SE PELO SEU PROJETO. Por fim, perceba a beleza e a utilidade do que você está estudando e entregue seu coração ao Direito, ao seu concurso e ao seu futuro cargo. Estude o ECA pensando no dia em que você vai aplicá-lo às suas sentenças e pense no quanto você poderá mudar positivamente a vida de muitas pessoas através do seu trabalho. Eu demorei muito a entender isso, mas quando eu consegui verdadeiramente amar os meus estudos, tornou-se mais fácil entender as matérias e menos penoso fazer todos os sacrifícios necessários.

Seja feliz sempre, concurseiro ou concursado.

Fonte: Concursando Direito (Luciana Faria)

Você deseja ser aprovado em concurso público, mas se sente perdido e não sabe nem por onde começar? O Ex-Defensor Público Gerson Aragão disponibilizou gratuitamente seu livro com dicas e estratégias valiosas para quem vai prestar concurso. Aproveite e Baixe Gratuitamente o Livro Clicando Aqui.

  • Sobre o autorAcredita na Tríade da Aprovação
  • Publicações85
  • Seguidores510
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações355
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-e-um-concurseiro-feliz-aprenda-4-estrategias-para-ter-uma-vida-melhor/223238779

Informações relacionadas

Viviane Resende, Advogado
Artigoshá 3 anos

Qual o papel das testemunhas no contrato?

Stéfano Ferreira Rocha, Advogado
Artigoshá 10 meses

5 coisas que você deve saber sobre testemunhas no contrato

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)