Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Você sabe o que aposentadoria por idade, por invalidez, compulsória e especial?

As dificuldades para quem tem o direito e não sabem como exercê-los.

Publicado por Cristiana A S Lemos
há 5 anos

 Primeiramente é preciso conceituar o que é aposentadoria. Aposentadoria é o afastamento remunerado, assim como também, uma prestação previdenciária que um trabalhador faz após cumprir uma serie de requisitos estipulados por lei própria. Após cumpridos estes requisitos será possível requerer a aposentadoria.

 No Brasil, a aposentadoria é financiada pelo sistema da Previdência Social, que é um conjunto de ações do Governo com o fim de assegurar aos seus beneficiários meios de manutenção e sustento após o fim de sua vida laborativa, isto é, quando o indivíduo não esteja mais disponível ao mercado de trabalho. 

 E um fato muito importante, é que a Previdência Social é financiado por toda a sociedade, assim todos enquanto empregados tem um percentual de seus salários direcionados a este sistema, os empregadores tem um percentual de seu faturamento também dirigido ao custeio da Previdência Social.

 Desse modo, o sistema da Previdência Social é financiado por toda a sociedade, a partir da capacidade de cada um (enquanto os empregados tem um percentual de seus salários direcionados a este sistema, os empregadores tem um percentual de seu faturamento também dirigido ao custeio da Previdência Social).

 No Brasil, o regime mais comum e abrangente é o Regime Geral, que é administrado pelo INSS - Instituto Nacional da Seguridade Social, as contribuições arrecadadas, fiscalizadas, cobradas e normatizadas são reguladas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

 Então, esclarecidos o que é aposentadoria e como funciona seu custeio, é imprescindível analisar cada tipo de aposentadoria:

Aposentadoria por invalidez: este benefício é pago ao trabalhador que, por motivo de doença ou acidente, esteja incapaz de exercer qualquer tipo de atividade. Uma observação importante: a incapacidade precisa ser total e permanente. O segurado deverá cumprir a carência mínima de 12 meses de contribuição e passar por perícia médica a cargo do INSS.

 É importante informar que a Aposentadoria por Invalidez não será concedida se a doença ou lesão que acomete o segurado for anterior à filiação ao regime geral, ou seja, ocorrer antes de o segurado começar a contribuir para a Previdência.

Aposentadoria por idade:

  • Sobre o autorDificuldades em requerer benefícios no INSS, te ajudo com isso.
  • Publicações3
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações54
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-sabe-o-que-aposentadoria-por-idade-por-invalidez-compulsoria-e-especial/757770516

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)