Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Você vive esquecendo o que estudou? Aprenda 5 técnicas para fixar o conteúdo na memória

A 4ª técnica é muito interessante.

há 9 anos

Sua memria est ruim Descubra 5 tcnicas para fixar na memria o contedo estudado

Estudar durante horas e horas e depois não gravar esse conteúdo na mente é um dos maiores problemas dos concurseiros, sejam eles iniciantes ou não.

Não é a quantidade de estudo que fará você passar em um concurso público, mas sim a qualidade do seu estudo, parece clichê mas você vai compreender tudo no final deste artigo.

Ou seja, é melhor você estudar 1 hora por dia de uma maneira bem eficiente do que estudar o dia inteiro sem absorver nada, é tempo jogado fora.

1 - Fazer Resumos

Fazer resumos é de longe a melhor maneira de gravar o conteúdo, pois você recebe a informação e é obrigado a processar essa informação no cérebro para elaborar uma simplificação dessa informação. Dessa forma você compreende primeiro, gera o conhecimento sobre o assunto e repassa isso para outro meio.

Mas para ser realmente eficiente, os resumos devem ser bem resumidos mesmo, não adianta copiar e transcrever alguns trechos inteiros, o que deve ser feito é dar o seu entendimento sobre o assunto.

Além disso, os resumos devem ser consultados periodicamente (isso dá pra ser feito tranquilamente com um plano de estudos bem elaborado) para garantirem a fixação dos conceitos, por isso devem ser bem curtos mesmo, o ideal é de no máximo uma página para serem revistos em um simples passar de olhos, coisa de segundos ou poucos minutos.

2 - Fazer Simulados

Testar o cérebro é sem dúvida a segunda melhor forma de fixar o conteúdo, intercale exercícios sempre que estiver estudando e seu cérebro entenderá que vai precisar acessar essas informações que estão sendo adquiridas. Então ele vai deixá-las em um lugar fácil de serem acessadas, ou seja, você vai se lembrar do que estudou com mais facilidade.

3 - Auto Explicação

A auto explicação é a ação de tirar o cérebro da inércia da leitura e fazê-lo processar as informações estudadas e transforma-las em conhecimento.

Basicamente consiste em explicar pra você mesmo em voz alta aquilo que você acabou de entender, não é ler em voz alta, é explicar o que acabou de entender, como se tivesse explicando para outra pessoa.

É uma dica muito simples, mas muito poderosa. Seguindo este mesmo conceito, se você tiver a oportunidade de explicar a outra pessoa, o benefício é ainda maior.

4 - Acrônimos

Acrônimos são siglas que você inventa para gravar assuntos que não exigem apenas entendimento do assunto, mas também uma decoreba básica, por exemplo:

Quais são os princípios do direito administrativo?

Resposta: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência

Ou seja, nesse caso não basta você compreender os assuntos, você deve decorar esses 5 termos e utilizando a técnica dos acrônimos você pode fazer o seguinte, separe as primeiras letras de cada palavra e perceba como fica mais fácil:

Legalidade

Impessoalidade

Moralidade

Publicidade

Eficiência

L I M P E

É só lembrar do acrônimo LIMPE e fazer a associação depois, fica bem mais fácil decorar a resposta.

5 - Associações e Vínculos

Fazer associações e vínculos também é útil para decorar listas, números e assuntos com muitos detalhes que são necessários serem decorados.

Por exemplo:

Quantos membros compõem o Superior Tribunal de Justiça?

Resposta: 33

A sigla do Superior Tribunal de Justiça é STJ e 33 é a idade de Cristo, então você pode associar o STJ com o J de Jesus e lembrar da idade dele.

Assim se cair na prova você irá se lembrar facilmente do número 33.

E tanto os acrônimos como as associações devem constar nos resumos para facilitar a memorização.

Essas são as melhores técnicas para fixar o conteúdo na memória, utilize-as e tenha muito sucesso.

Fonte: Tudo sobre Concursos (Leandro Lima)

Você deseja ser aprovado em concurso público, mas se sente perdido e não sabe nem por onde começar? O Ex-Defensor Público Gerson Aragão disponibilizou gratuitamente seu livro com dicas e estratégias valiosas para quem vai prestar concurso. Aproveite e Baixe Gratuitamente o Livro Clicando Aqui.

  • Sobre o autorAcredita na Tríade da Aprovação
  • Publicações85
  • Seguidores510
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1886
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voce-vive-esquecendo-o-que-estudou-aprenda-5-tecnicas-para-fixar-o-conteudo-na-memoria/224210234

Informações relacionadas

CERS Cursos Online, Jornalista
Notíciashá 10 anos

As 10 melhores técnicas de aprendizagem e fixação de conteúdo

Concurseira Determinada, Estudante de Direito
Notíciashá 9 anos

Será que funciona? 3 mitos sobre memorização

Aprender a aprender 3 - A procrastinação e a memória

Aprender a aprender 1 - Modo difuso e concentrado

Gerson Aragão, Defensor Público
Artigoshá 7 anos

As 5 melhores e surpreendentes técnicas de estudo para concursos

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Faltou a 6ª dica: - Desligue o celular! continuar lendo

kkkk a mais importante continuar lendo

Desligue o wi-fi haha. continuar lendo

E mais uma dica: saia das Redes Sociais.
Isso é um atraso para quem é concurseiro! continuar lendo

É muito importante estudar e saber como lembrar o que foi estudado. As 5 técnicas de fixar os conteúdos na memória, é de grande valia para mim, pois tenho dificuldade de memorizar. Com a dica das 5 técnicas, poderei fazer qualquer concurso e ter um ótimo resultado. continuar lendo

Muito bom. continuar lendo