Artigo 130 da Lei nº 9.279 de 14 de Maio de 1996

Lei nº 9.279 de 14 de Maio de 1996

Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial.
Art. 130. Ao titular da marca ou ao depositante é ainda assegurado o direito de:
I - ceder seu registro ou pedido de registro;
II - licenciar seu uso;
III - zelar pela sua integridade material ou reputação.
há 7 meses

Marcas Registradas: O Desafio da Distintividade e da Exclusividade

Ao iniciar um negócio, muitos empresários escolhem sua marca de forma quase instintiva. Isso pode envolver o uso de seus próprios nomes ou sobrenomes, palavras relacionadas à sua área de atuação,…
2
0
NDM Advogados, Advogado
há 11 meses

Franquia ou Licenciamento: qual o melhor para a sua Startup?

Imagine que sua Startup já está madura o suficiente para capilarizar a operação em maior escala para atingir maiores mercados. Através das suas pesquisas, você descobriu dois modelos interessantes…
1
0
Mário Pedrosa, Advogado
ano passado

O que fazer se alguém usar minha marca sem autorização?

I. O Que é Uso Indevido de Uma Marca? Só poderemos falar em titularidade da marca quando ela encontrar-se devidamente registrada (ou protocolada para registro) no órgão competente. Depois daí é que…
1
0
NDM Advogados, Advogado
há 2 anos

Licenciamento de Marca: Como estruturar e quais as vantagens para sua Startup

Expandir o negócio é comumente um dos grandes objetivos que você traça para sua Startup. Já falamos de um que pode ser bastante interessante, o sistema de franquias . Contudo, há a possibilidade de…
2
0

Dos direitos autorais e riscos do uso de obras e personagens de terceiros com fim comercial

I – ASPECTOS GERAIS Como sabemos os direitos autorais são uma forma de lei de propriedade intelectual que protegem obras autorais originais. Outras formas de lei de propriedade incluem as patentes e…
1
0
Mário Pedrosa, Advogado
há 2 anos

Se alguém usar minha marca sem minha permissão, posso cobrar danos morais?

Vejo muitas pessoas elaborando marcas que possuem grande potencial de sucesso, seja pelo negócio que elas fazem, seja pela forma que elas empreendem ou até mesmo pela marca por si só ser muito boa e…
1
2
Mário Pedrosa, Advogado
há 2 anos

Por que é importante registrar a marca do meu negócio?

Muitos empreendedores possuem ideias prósperas, potencial para construir empresas de sucesso e fazem grandes negócios, mesmo que ainda seja em empresas de pequeno e médio porte. Porém, esse caminho é…
3
0

Três motivos para você registrar a sua marca

As marcas são utilizadas - desde a antiguidade até os tempos atuais - para designar a origem e a qualidade de produtos ou serviços. As marcas têm o poder de simplificar a identificação de produtos e…
2
0
NDM Advogados, Advogado
há 5 anos

Uso indevido da Marca da sua Startup por terceiros: o que fazer?

A marca é um ativo bem importante para um negócio. Fazer um pedido de registro e, depois, conquistar a exclusividade de uma marca é uma ação que proporciona vantagens competitivas para uma startup .
8
1

Vulgarização das Marcas

INTRODUÇÃO Como gostamos de ser reconhecidos? Como queremos ser vistos pela sociedade? A identidade que cada um de nós carrega, para si e para os outros, é de vital importância para o ser humano.
3
0