Parágrafo 7 Artigo 257 da Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

CTB - Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997

Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 257. As penalidades serão impostas ao condutor, ao proprietário do veículo, ao embarcador e ao transportador, salvo os casos de descumprimento de obrigações e deveres impostos a pessoas físicas ou jurídicas expressamente mencionados neste Código.
§ 7º Quando não for imediata a identificação do infrator, o principal condutor ou o proprietário do veículo terá o prazo de 30 (trinta) dias, contado da notificação da autuação, para apresentá-lo, na forma em que dispuser o Contran, e, transcorrido o prazo, se não o fizer, será considerado responsável pela infração o principal condutor ou, em sua ausência, o proprietário do veículo. (Redação dada pela Lei nº 14.071, de 2020) (Vigência)

Transferência irregular de pontos de infrações de trânsito constitui crime

Tornou-se muito comum o proprietário emprestar seu automóvel a um parente, amigo ou até mesmo a um colega, e quando menos espera recebe uma notificação de multa por infração à legislação de trânsito.
1
0
Lucas Bernardo , Advogado
há 3 meses

Apresentação Judicial do Condutor Após o Esgotamento do Prazo Administrativo

Perda do Prazo para Apresentação do Condutor É comum o proprietário do veículo perder o prazo para apresentar o condutor responsável por uma infração de trânsito. Isso pode acontecer por diversos…
1
0

Minha CNH foi suspensa. É possível a indicação do real infrator mesmo estando fora do prazo?

Imagine a seguinte situação: João é o proprietário de um veículo e o empresta para Maria. Maria comete uma infração de trânsito sem abordagem (de responsabilidade do condutor). João, então, é…
10
2
Rodrigo Lima, Advogado
há 8 meses

É possível ter minha CNH cassada sem abordagem?

Há muita polêmica na questão da cassação da CNH do proprietário do veículo, quando não há abordagem. Afinal, é possível que ele tenha sua CNH cassada, mesmo se não era ele quem dirigira o veículo no…
1
0

A apresentação em sede judicial do real infrator após a perda do prazo administrativo

O Código de Trânsito Brasileiro ( CTB ) permite ao proprietário ou ao principal condutor, indicar aquele (a) que cometeu a infração de trânsito, dentro do prazo de 30 dias a contar da notificação de…
0
0

Suspensão do Direito de Dirigir

De acordo com o artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro, a penalidade de suspensão do direito de dirigir será aplicada: - Se o condutor exercer atividade remunerada, EAR , nos casos em que…
1
0
Giovanni Rodrigues, Advogado
há 10 meses

Indicação de condutor fora do prazo pode ser realizada judicialmente

Vários motivos podem fazer com que o proprietário de um veículo perca o prazo para indicar o real infrator em determinada infração de trânsito e meses, até anos depois, essa infração pode contribuir…
1
0
Dexter Condello, Advogado
ano passado

Indicação do condutor: entenda como funciona e por que é importante

Quando o assunto é trânsito, muitas vezes nos deparamos com situações em que não sabemos ao certo como proceder. Uma delas é quando recebemos uma notificação de infração de trânsito e não fomos nós…
1
0

Como reverter a suspensão da CNH por pontos

Dentre as inúmeras hipóteses de suspensão da CNH, o acúmulo de pontos está entre as mais recorrentes. Além da minunciosa verificação dos requisitos legais das infrações que geraram o acúmulo de…
1
0

Indicação de condutor (transferência dos pontos da multa) após encerrado o prazo administrativo, é possível?

Motoristas e proprietários de veículos autuados têm se deparado, não raras vezes, com problemas quanto à indicação do condutor, seja porque não foi notificado pelo órgão de trânsito , seja porque…
3
0