Artigo 102 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Art. 102. As medidas de proteção de que trata este Capítulo serão acompanhadas da regularização do registro civil. (Vide Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
§ 1º Verificada a inexistência de registro anterior, o assento de nascimento da criança ou adolescente será feito à vista dos elementos disponíveis, mediante requisição da autoridade judiciária.
§ 2º Os registros e certidões necessários à regularização de que trata este artigo são isentos de multas, custas e emolumentos, gozando de absoluta prioridade.
§ 3o Caso ainda não definida a paternidade, será deflagrado procedimento específico destinado à sua averiguação, conforme previsto pela Lei no 8.560, de 29 de dezembro de 1992. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
§ 4o Nas hipóteses previstas no § 3o deste artigo, é dispensável o ajuizamento de ação de investigação de paternidade pelo Ministério Público se, após o não comparecimento ou a recusa do suposto pai em assumir a paternidade a ele atribuída, a criança for encaminhada para adoção. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
§ 5o Os registros e certidões necessários à inclusão, a qualquer tempo, do nome do pai no assento de nascimento são isentos de multas, custas e emolumentos, gozando de absoluta prioridade. (Incluído dada pela Lei nº 13.257, de 2016)
§ 6o São gratuitas, a qualquer tempo, a averbação requerida do reconhecimento de paternidade no assento de nascimento e a certidão correspondente. (Incluído dada pela Lei nº 13.257, de 2016)
Renan Lopes, Bacharel em Direito
ano passado

A equiparação da aplicabilidade da redução da maioridade penal em outros países.

RESUMO O presente trabalho aborda o tema a equiparação da redução da maioridade penal em outros paises busca analisar e enfatizar medidas adotadas por paises e suas propostas tais como supostos…
1
0

Maioridade Penal e seus aspectos sobre a redução: um breve relato.

Sobre a maioridade penal há muitas controvérsias e opiniões divergentes. A maioridade penal se baseia no fato de poder-se responsabilizar penalmente os atos criminosos praticados por determinada…
4
2

Ação de Adoção

Este texto objetiva transmitir, em linguagem de fácil entendimento, algumas soluções práticas, de forma a satisfazer os anseios de acadêmicos de direito, advogados iniciantes e a sociedade em geral.
3
1

Manual de petições (2019)

PETIÇÃO INICIAL 1. CABIMENTO: A petição inicial é a peça processual que dá início à demanda judicial, onde o autor expressa os fatos do ocorrido, seu direito e seus pedidos contra o réu. A petição…
8
1

O Registrador Civil como propulsor dos afetos

Dentre as atribuições previstas na Lei 8935/94, a do Registrador Civil é a que está mais intimamente ligada aos afetos humanos. Ao ser guardião das informações pessoais, em especial do Estado Civil…
1
0

O Registro de paternidade é gratuito?

A resposta é sim: atualmente, tanto no momento do nascimento da criança quanto em posterior averbação o registro de paternidade deve ser concedido de forma gratuita. O registro civil de nascimento de…
25
5
Ravan Leão, Professor
há 6 anos

Um breve histórico sobre o Direito Infantojuvenil no Brasil.

BREVE HISTÓRICO SOBRE O DIREITO INFANTO-JUVENIL NO BRASIL. 1.1 Evolução do Direito infantojuvenil no Brasil Considerando que os direitos infantojuvenis são considerados Direito Fundamentais e…
0
0

Maioridade penal

CRIMINAL MAJORITY RESPONSABILIDAD PENAL NOVO, Benigno Núñez¹ RESUMO O presente artigo tem como objetivo a discussão da maioridade penal, é cada vez mais comum falar da participação de menores de…
2
0

Medidas Socioeducativas

INTRODUÇÃO Ao longo dos tempos, a responsabilização decorrente de atos infracionais cometidos por adolescentes, vem passando por consideráveis alterações, buscando resultados efetivamente…
1
0

Internação como medida socioeducativa: Realidade ou utopia?

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a Lei nº 8069 de julho de 1990, através desta lei foi estabelecido que toDas as crianças e adolescentes sujeitos de direito e garantias, colocando…
2
0