Artigo 93 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Art. 93. As entidades que mantenham programa de acolhimento institucional poderão, em caráter excepcional e de urgência, acolher crianças e adolescentes sem prévia determinação da autoridade competente, fazendo comunicação do fato em até 24 (vinte e quatro) horas ao Juiz da Infância e da Juventude, sob pena de responsabilidade. (Redação dada pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
Parágrafo único. Recebida a comunicação, a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público e se necessário com o apoio do Conselho Tutelar local, tomará as medidas necessárias para promover a imediata reintegração familiar da criança ou do adolescente ou, se por qualquer razão não for isso possível ou recomendável, para seu encaminhamento a programa de acolhimento familiar, institucional ou a família substituta, observado o disposto no § 2 o do art. 101 desta Lei. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência

Eunciados do Fórum Nacional da Justiça Protetiva

ENUNCIADO 01 Poderá o magistrado, liminarmente, suspender o poder familiar e determinar a colocação em família substituta, devendo ser informado aos pretensos adotantes, expressamente, o caráter…
1
0
Priscila Lima, Advogado
há 3 anos

Direito à convivência familiar e comunitária

Como sabemos a criança/adolescente possuem vários direitos e deveres. Contudo, dentre esses direitos, a criança e o adolescente possuem o direito à convivência familiar e comunitária Mas do que se…
2
0

O acolhimento de crianças e adolescentes e o direito à convivência familiar

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLOGIA CURSO DE DIREITO BRUNA PAGEL HINZ O ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR: UMA BREVE…
1
0

Possibilidade da homologação da sentença estrangeira sem a citação do pai biológico no processo de adoção

O Superior Tribunal de Justiça concluiu que a falta da citação do pai biológico no processo de adoção não obsta a homologação da sentença estrangeira, nos casos em que se verifica o abandono ou…
2
0
Ana Eliza55, Estudante de Direito
há 5 anos

O Poder Familiar: Conceitos e Características, Conteúdo e Exercício do Poder Familiar e sua Suspensão, Extinção e Perda do Poder Familiar.

O poder familiar é conceituado como sendo um verdadeiro conjunto de direitos e deveres, nos quais são de atribuição dos genitores, sendo exercido em relação aos seus filhos menores e os seus…
4
0

O acolhimento familiar como forma de proteção para crianças e adolescentes

Adriana Martins de Melo Obtenção de título de graduação em Direito da Faculdade Pitágoras; Professor orientador: Agenor Domingos Lovato Cogo Júniorr Adrianamartinsadv1@hotmail.com Betim 22 de outubro…
2
0

O Afastamento da Criança e do Adolescente do Convívio Familiar

A convivência familiar para a criança e o adolescente é um direito, segundo Antonio Cezar Lima da Fonseca [1] , fundamental strictu sensu , ou seja, no mesmo plano do direito à vida e à saúde. Isto…
8
0