Parágrafo 2 Artigo 177 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 177. Constituem monopólio da União:
§ 2º A lei a que se refere o § 1º disporá sobre: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 9, de 1995) (Vide Emenda Constitucional nº 9, de 1995)
I - a garantia do fornecimento dos derivados de petróleo em todo o território nacional; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 9, de 1995)
II - as condições de contratação; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 9, de 1995)
III - a estrutura e atribuições do órgão regulador do monopólio da União; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 9, de 1995)
José Iran Lima, Estudante de Direito
há 2 anos

Organização da Administração Pública

Antony Davi Rosendo da Silva [1] Amyna Karilia Mendonça Tavares [2] Ednaldo Fernandes de Almeida [3] José Iran Lima da Costa Filho [4] Leandro Paiva do Monte Rodrigues [5] Raityssa Brendha Dantas…
1
0
Anderson Garcia, Bacharel em Direito
há 4 anos

Anatel e a redução de investimentos no Brasil em razão da sua crise política e econômica

Reação da ANATEL frente a redução de investimentos e de consumo no Brasil em razão da crise política e econômica [1] Anderson Antonio Bastos Garcia² Hugo Assis Passos³ Sumário: 1 Introdução; 2 O…
2
0

Penhora sobre título de Exploração de Jazida de Lavra mineral

 Com base em legislação infraconstitucional é possível que a penhora recaia sobre o direito de exploração de jazida mineral e não sobre os recursos minerais.  Portanto percebe-se que o título de…
4
0
Leonardo Tognoc, Estudante de Direito
há 5 anos

Os desafios enfrentados pelas Agências Reguladoras brasileiras para o desempenho de suas competências de forma independente

Leonardo Oliveira Tognoc * Resumo: trata-se de discussão dos desafios enfrentados pelas Agências Reguladoras brasileiras para o desempenho de suas competências de forma independente em um Estado…
1
0

O poder normativo da ADASA, o que diz as normas e tribunais superiores

Sumário: 1. Introdução. 2 Breves considerações sobre o as agências reguladoras 2. 1 Agências reguladoras surgimento e evolução no Brasil 2. 2 Autarquia conceito, características e doutrina. 3. O…
3
0
Monique Peixoto, Estudante de Direito
há 5 anos

Estado Regulador e Agências Reguladoras

1. INTRODUÇÃO Toda sociedade possui um modelo regente para estruturar o próprio Estado. À princípio, o Estado era presente em todas as relações desenvolvidas pelo povo, sendo até meados do século…
2
2

As Agências Reguladoras e o Direito Econômico

INTRODUÇÃO As Agências Reguladoras possuem atribuição de fiscalizar e, principalmente, de regulamentar determinada área definida pela lei instituidora. A ANAC é a agência que tem por escopo atuar nas…
3
0
Eric Sampaio
há 7 anos

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

Eric Freire Sampaio George Meneses Fernandes Universidade Federal do Ceará-UFC Resumo: Nesse estudo de caso, uma análise geral de Agências Reguladoras foi aplicada, a fim de se ter uma ideia mais…
1
0

Mercado Internacional de Combustíveis

O princípio do laissez-faire não se coaduna mais com os novos ditames da economia de mercado, ainda que em contexto de desregulação. Ou seja, o mercado não se sujeita exclusivamente às leis naturais…
3
0

Ancine

Contexto Histórico - As origens das agências reguladoras O processo de surgimento das primeiras agências reguladoras, nos remete à um estudo próximo ao ano de 1834, na Inglaterra, “quando floresceram…
1
0