Parágrafo 1 Artigo 757 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 757. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento do prêmio, a garantir interesse legítimo do segurado, relativo a pessoa ou a coisa, contra riscos predeterminados.
Parágrafo único. Somente pode ser parte, no contrato de seguro, como segurador, entidade para tal fim legalmente autorizada.

Associações de socorro mútuo: um lócus da colisão entre o princípio da liberdade associativa e a proteção ao consumidor

Gabriel Martins Teixeira Borges [1] RESUMO Na Constituição Federal de 1988, a liberdade de associação foi tratada no título dos direitos e garantias fundamentais, o art. 5º, incisos XVII a XXI,…
1
0
Thais Campanate, Estudante de Direito
há 3 anos

Suicídio no Contrato de Seguro de Vida

3 O CONTRATO DE SEGURO DE VIDA O escopo desse capítulo ou seção consiste em dissertar acerca dos contratos de seguro de vida. Antes de tratar mais especificamente desse tema, apresenta-se uma breve…
1
0
Rafael Rocha, Advogado
há 3 anos

Proteção Veicular não pode ser sociedade empresária

As proteções veiculares, surgiram por volta dos anos 2000, e tem crescido a cada ano. Deve-se isso, à dificuldade encontrada pelas seguradoras em admitir veículos, condutores, local de moradia desses…
10
4

Sobre o momento processual adequado

RESUMO O presente artigo tem por objetivo abordar qual o momento processual adequado para a inversão do ônus da prova no que tange o Código de Defesa do Consumidor no campo do contrato de seguros. A…
2
0

Contrato de Seguros

Contrato bilateral, pelo qual uma das partes denominada segurador , se obriga, mediante remuneração do segurado receber um “prêmio”, em caso da coisa ou pessoa de interesse legítimo, contra riscos…
3
0
Bruno Feitoza, Advogado
há 6 anos

O Suicídio e o seguro de Vida

1. INTRODUÇÃO O estudo traz uma breve pesquisa sobre a questão do contrato de seguro de vida em decorrência da morte por suicídio, baseando-se na legislação vigente no Brasil e o entendimento…
1
0

Direito Empresarial

1. SURGIMENTO DO SEGURO NA HISTÓRIA O prisma dos seguros está fundado na solidariedade que existe entre os membros de determinados grupos, com a contribuição onerosa visando proteger seus membros de…
2
0
Luiza Lucatelli, Advogado
há 8 anos

Contratos empresariais de seguro

Do latim securus ; tranquilo, sem receito, isento de cuidados, fora de perigo. Gramaticalmente, “seguro” exprime o sentido de livre e isento de perigos e cuidados, posto a salvo, garantido. O seguro…
3
0