Parágrafo 5 Artigo 53 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)
§ 5º A sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)
Agueda Silva, Bacharel em Direito
há 21 dias

Poder Legislativo, Executivo e Judiciário; Ministério Público e Processo Legislativo.

RESUMO: Leva-se em consideração a importância dos três poderes Executivo, Legislativo e Judiciário destacados na Constituição Federal, bem como é de suma relevância o conhecimento e a compreensão das…
1
0

A Imunidade Parlamentar e a Teoria da Derrotabilidade nas Normas pela Jurisprudência

RESUMO: O presente artigo tem o intuito de desenvolver o tema “Imunidade Parlamentar”, visando discutir sobre o alcance e critério da imunidade processual de deputados e senadores federais,…
2
0

Homicídio doloso num âmbito da imprescritibilidade

Neste artigo científico analisar-se-ão os principais aspectos jurídicos, sociais e morais no tocante à prescritibilidade (ounão) dos crimes contra a vida, para tanto serão levados em conta o fator…
1
0
Valdinar Neto, Estudante de Direito
há 2 anos

Invioabilidade de Segredo

DIVULGAÇÃO DE SEGREDO Art. 153 - Divulgar alguém, sem justa causa, conteúdo de documento particular ou de correspondência confidencial, de que é destinatário ou detentor, e cuja divulgação possa…
1
0

A (in)constitucionalidade na prisão do Deputado Daniel Silveira

Os parlamentares brasileiros, de acordo com a Constituição Federal vigente, possuem direitos e prerrogativas para um bom desempenho do mandato parlamentar, tais preceitos encartados na CF, nos quais…
1
0
Umberto Peluso, Bacharel em Direito
há 3 anos

O instituto da Imunidade Parlamentar como um recurso do Estado Democrático de Direito e sua deturpação por Parlamentares

O INSTITUTO DA IMUNIDADE PARLAMENTAR COMO UM RECURSO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E SUA DETURPAÇÃO POR PARLAMENTARES Umberto Peluso RESUMO Em pleno Estado Democrático de Direito, com a existência…
0
0

Lei penal em relações as pessoas: imunidades processuais penais

Como regra geral, a lei processual penal brasileira deva ser aplicada no território nacional em relação a qualquer pessoa. Há categorias que, no exercício de determinadas funções, são excluídos não…
2
0

Análise do foro por prerrogativa de função

RESUMO Este trabalho estudou o foro por prerrogativa de função, regra que estabelece que a competência penal para o julgamento de ações penais para crimes comuns contra certas autoridades no Brasil é…
7
0
Ana Oliveira, Bacharel em Direito
há 4 anos

Conceito dos crimes contra a Honra

1.Introdução: A honra é um bem constitucional considerável inviolável. O inciso, X do art. 5° da constituição federal preconiza expressamente: X- São invioláveis a intimidade, ávida privada, a honra…
1
0
Ana Oliveira, Bacharel em Direito
há 4 anos

Dos crimes contra à honra

1.Introdução: A honra é um bem constitucional considerável inviolável. O inciso, X do art. 5° da constituição federal preconiza expressamente: X- São invioláveis a intimidade, ávida privada, a honra…
1
0