Inciso V do Artigo 34 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:
V - reorganizar as finanças da unidade da Federação que:
a) suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior;
b) deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas nesta Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei;

Intervenção Federal

INTRODUÇÃO A Intervenção Federal é o mecanismo drástico e excepcional pelo qual a União exerce a preservação da integridade política, jurídica e física da Federação (MENDES E BRANCO, 2020).
3
0

Temas relevantes de Direito Constitucional

Tema 01 - Comissão Parlamentar de Inquérito: O Poder legislativo possui a função típica de legislar e de fiscalizar; Função atípica de investigar da CPI, não acusa, não julga e nem aplica…
1
0
Danilo Thomaz, Bacharel em Direito
há 3 anos

Intervenção Federal

INTERVENÇÃO FEDERAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Danilo Thomaz Martins Raylon Silva Gonçalves Sabemos que a intervenção é uma medida excepcional que afasta temporariamente o estado que sofre a…
3
4

Intervenção Federal por descumprimento de precatório.

O Estado Federal fundamenta-se no princípio da autonomia política das entidades que o compõem. Sendo assim, numa Federação, a regra é o exercício da autonomia pelos entes estatais, União, Estados,…
2
0
Tais Lorena, Estudante de Direito
há 3 anos

O princípio da dignidade da pessoa humana e o instituto do precatórios nos orçamentos públicos- análise crítica frente a posição do STF, TCU e TCESp

1. INTRODUÇÃO O dinamismo proposto nas normas legislativas vigentes se põe sob o fundamento dos mais profundos princípios que se alçam a buscar o respeito e a prevalência do brio proposto a garantir…
1
0
Wilker Leão, Bacharel em Direito
há 3 anos

Estado de sítio no Brasil: uma realidade pautada em restrições individuais e coletivas

O estado de sítio é uma das previsões constitucionais de caráter excepcional que estabelece diversas restrições que podem ser dirigidas à sociedade pelo Presidente da República. Nesta toada, tendo em…
1
0

Intervenção Federal como Instrumento de Estabilidade Institucional.

FACULDADE CNEC JOINVILLE A INTERVENÇÃO FEDERAL COMO INSTRUMENTO DE ESTABILIDADE INSTITUCIONAL JOINVILLE 2018 ALEXANDRE MOREIRA ESPINDOLA A INTERVENÇÃO FEDERAL COMO INSTRUMENTO DE ESTABILIDADE…
1
0

Argumentos Contrários ao Decreto n. 9.288/2018 (Intervenção Federal no Rio de Janeiro pelo Comprometimento da Ordem Pública)

1 INTRODUÇÃO O decreto n. 9.288, de 16 de fevereiro de 2018, determinou a intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro. Tal medida gerou intensa discussão entre os favoráveis e os contrários à…
1
0
há 5 anos

A inaplicabilidade da lei de proteção de dados pessoais no âmbito dos Tribunais de Contas

Em 04 de maio de 2016 a União Européia regulamentou de modo geral a Proteção de Dados (RGPD). Em movimentos semelhantes, o México (2017), e também o Brasil (2018). Em todos os casos, a preocupação…
1
0

O Município Brasileiro: Autonomia, Formação e Posição no Federalismo Fiscal

Bruna Caroline Dias de Andrade¹ ¹Graduanda em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros Resumo A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB) ao estabelecer que a República…
1
0