Artigo 154 da Lei nº 11.101 de 09 de Fevereiro de 2005

Lei nº 11.101 de 09 de Fevereiro de 2005

Regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária.
Art. 154. Concluída a realização de todo o ativo, e distribuído o produto entre os credores, o administrador judicial apresentará suas contas ao juiz no prazo de 30 (trinta) dias.
§ 1º As contas, acompanhadas dos documentos comprobatórios, serão prestadas em autos apartados que, ao final, serão apensados aos autos da falência.
§ 2º O juiz ordenará a publicação de aviso de que as contas foram entregues e se encontram à disposição dos interessados, que poderão impugná-las no prazo de 10 (dez) dias.
§ 3º Decorrido o prazo do aviso e realizadas as diligências necessárias à apuração dos fatos, o juiz intimará o Ministério Público para manifestar-se no prazo de 5 (cinco) dias, findo o qual o administrador judicial será ouvido se houver impugnação ou parecer contrário do Ministério Público.
§ 4º Cumpridas as providências previstas nos §§ 2º e 3º deste artigo, o juiz julgará as contas por sentença.
§ 5º A sentença que rejeitar as contas do administrador judicial fixará suas responsabilidades, poderá determinar a indisponibilidade ou o seqüestro de bens e servirá como título executivo para indenização da massa.
§ 6º Da sentença cabe apelação.
Wesley Oliveira, Estudante de Direito
há 11 meses

Análise do REsp 1.594.260 / SP

A quaestio vexata do julgado em apreço foi definir se, em situações excepcionais, o credor da massa falida deve arcar, a título de caução, com as despesas relativas à remuneração do administrador…
1
0
Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
há 2 anos

Qual a função do administrador judicial na recuperação judicial e na falência?

Funções empregadas pelo administrador judicial para dar andamento na recuperação judicial e no processo de falência. Descubra essas atribuições para garantir a cobiçada segurança jurídica. Ao…
10
7
há 3 anos

O encerramento da falência e a extinção das obrigações do falido

1. INTRODUÇÃO Esta produção acadêmica possui o fito precípuo de fomentar questionamentos processuais no que tange ao encerramento da falência e à extinção das obrigações do falido; quer dizer, detém…
2
0
Gabriel Porto, Estudante de Direito
há 4 anos

Responsabilidade civil e direito das empresas em crise

RESPONSABILIDADE CIVIL E DIREITO DAS EMPRESAS EM CRISE: PRESSUPOSTOS PARA IMPUTAÇÃO AO ADMINISTRADOR JUDICIAL DA OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR Gabriel Porto Sampaio [1] * RESUMO Inicialmente, objetivou-se,…
2
0

O trabalho do Administrador Judicial de Empresas

FASAM – FACULDADE SUL AMERICANA CURSO DE DIREITO Darcísio Vicente da Cunha O TRABALHO DO ADMINISTRADOR JUDICIAL DE EMPRESAS GOIÂNIA 2016 FASAM – FACULDADE SUL AMERICANA CURSO DE DIREITO Darcísio…
1
0
Pedro Fernandes, Advogado
há 6 anos

Resumão de Direito Empresarial II

Contratos de Mútuo É um contrato de empréstimo de dinheiro, em algumas ocasiões é pego alguns bens para depois pagar. No Brasil, esses contratos só podem ser feitos por instituição financeira, quando…
5
0

Um ensaio sobre a continuidade da atividade empresarial após o encerramento da falência e extinção de suas obrigações- Doutrina Controversa e Princípios

Por Guthemberg B. Domingues 1 - INTRODUÇÃO Conforme a Lei das falências, um dos efeitos da falência é o encerramento das atividades, todavia nada obsta de essa empresa falida continuar seus negócios.
3
1

O Princípio da Função Social da Empresa: Breves Considerações

Por: Grazielle Benedetti Santos [1] RESUMO O presente artigo analisa o desenvolvimento das relações empresariais a partir da Constituição Federal de 1988. A partir deste ordenamento, se constata uma…
1
0

Encerramento do processo de falência e extinção das obrigações do falido: questões procedimentais

1 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo suscitar questões no que se refere ao encerramento da falência e à extinção das obrigações do falido. O tema em epígrafe encontra guarida na seção…
14
0