Parágrafo 2 Artigo 9 da Lei nº 10.684 de 30 de Maio de 2003

Lei nº 10.684 de 30 de Maio de 2003

Altera a legislação tributária, dispõe sobre parcelamento de débitos junto à Secretaria da Receita Federal, à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e ao Instituto Nacional do Seguro Social e dá outras providências.
Art. 9o É suspensa a pretensão punitiva do Estado, referente aos crimes previstos nos arts. 1o e 2o da Lei no 8.137, de 27 de dezembro de 1990, e nos arts. 168A e 337A do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, durante o período em que a pessoa jurídica relacionada com o agente dos aludidos crimes estiver incluída no regime de parcelamento.
§ 2o Extingue-se a punibilidade dos crimes referidos neste artigo quando a pessoa jurídica relacionada com o agente efetuar o pagamento integral dos débitos oriundos de tributos e contribuições sociais, inclusive acessórios.

STJ: Pagamento a qualquer tempo extingue punibilidade do crime tributário

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus contra decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo que havia negado a extinção da punibilidade em crime tributário porque a…
3
0

Criminalizar não pagamento de tributos gera insegurança, diz advogado

Em agosto, a 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça definiu, ao julgar um Habeas Corpus, que não pagar valores declarados de ICMS que foram repassados aos clientes caracteriza apropriação indébita…
0
0

A importância do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) nos crimes contra a ordem tributária

Com a finalidade de estimular os contribuintes a cumprir com as suas obrigações tributárias, foi criada a Lei n. 4.729, de 14 de julho de 1965, a qual estabelece os chamados “crimes de sonegação…
2
0

Pendências tributárias? Do ponto de vista jurídico, o melhor momento para resolvê-las, sem complicações, é o atual!!!

O STJ alterou, recentemente, seu posicionamento sobre a extinção da punibilidade pelo pagamento da obrigação tributária, ao decidir que mesmo a quitação posterior ao trânsito em julgado da condenação…
1
0

Notícia 02

MT: Mutirão Fiscal terá condições especiais em Cuiabá ISS. Exame do subitem 11.01 da lista de serviços Compensação de perdas: Equipe Econômica estuda MP para elevar as alíquotas do PIS/Cofins após…
1
0
Flavia Gallucci, Advogado
há 7 anos

Extinção da punibilidade de crime tributário

Jurisprudência atual e já consolidada afirma que “Pagamento a qualquer tempo extingue punibilidade do crime tributário“, “até mesmo após o advento do trânsito em julgado da sentença penal…
2
0
Alm Li Diane, Perito Criminal
há 8 anos

Extinção de Punibilidade dos crimes contra a ordem tributária

A Lei ordinária federal n. 12.382 que dispõe sobre o valor do salário mínimo em 2011 e a sua política de valorização de longo prazo, disciplina a representação fiscal para fins penais nos casos em…
2
0

Estelionato e devolução da vantagem indevida antes do recebimento da denúncia - STJ e STF

O art. 9º , § 2º da Lei 10.684 /2003 prevê que o pagamento integral do débito fiscal realizado pelo réu é causa de extinção de sua punibilidade. Imagine que determinado indivíduo tenha praticado…
3
0

Extinção da punibilidade pelo pagamento integral de débito e o novo entendimento do STJ

Nos crimes tributários materiais (ex: apropriação indébita previdenciária), o pagamento integral do débito tributário feito após a condenação, mas antes do trânsito em julgado , interfere na…
7
0

STF extingue punibilidade do ex-deputado federal José Tatico

Por seis votos a cinco, o Plenário do Supremo Tribunal Federal acolheu Embargos de Declaração apresentados pela defesa do ex-deputado federal José Fuscaldi Cecílio, o José Tatico, e declarou extinta…
0
0