Artigo 18 Lc nº 76 de 06 de Julho de 1993

Lc nº 76 de 06 de Julho de 1993

Dispõe sobre o procedimento contraditório especial, de rito sumário, para o processo de desapropriação de imóvel rural, por interesse social, para fins de reforma agrária.
Art. 18. As ações concernentes à desapropriação de imóvel rural, por interesse social, para fins de reforma agrária, têm caráter preferencial e prejudicial em relação a outras ações referentes ao imóvel expropriando, e independem do pagamento de preparo ou de emolumentos.
§ 1º Qualquer ação que tenha por objeto o bem expropriando será distribuída, por dependência, à Vara Federal onde tiver curso a ação de desapropriação, determinando-se a pronta intervenção da União.
§ 2º O Ministério Público Federal intervirá, obrigatoriamente, após a manifestação das partes, antes de cada decisão manifestada no processo, em qualquer instância.

DECISÃO: Justiça Federal não tem competência para julgar demanda possessória entre particulares

Como nenhum ente público faz parte de processo que trata sobre uma disputa entre dois particulares na ocupação de um bem público, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) declarou…
0
0

Desapropriação de imóvel rural: AGU evita pagamento indevido de R$ 520 milhões

A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu a expedição indevida de precatório no valor de R$ 526 milhões correspondente a desapropriação de imóvel rural. O pedido de execução do título judicial foi…
0
0

Garantida manutenção de famílias na Fazenda Mato Queimado em SC

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu reverter, na Justiça, decisão que suspendia a desapropriação da Fazenda Mato Queimado, na localidade de Alto Ribeira da Vargem, município de Taió (SC). Os…
0
0

Procuradorias demonstram que MPF deve ser citado em ação de desapropriação para fins de reforma agrária

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, anular o julgamento de ação de desapropriação para fins de reforma agrária, por conta da ausência de intimação do Ministério Público Federal…
0
0

Incra obtém precedente judicial que impede paralisação de desapropriações

A Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) quer impedir a concessão de liminar em ações ajuizadas contra o decreto presidencial…
0
0