Artigo 11 Lc nº 95 de 26 de Fevereiro de 1998

Lc nº 95 de 26 de Fevereiro de 1998

Dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, conforme determina o parágrafo único do art. 59 da Constituição Federal, e estabelece normas para a consolidação dos atos normativos que menciona.
Art. 11. As disposições normativas serão redigidas com clareza, precisão e ordem lógica, observadas, para esse propósito, as seguintes normas:
I - para a obtenção de clareza:
a) usar as palavras e as expressões em seu sentido comum, salvo quando a norma versar sobre assunto técnico, hipótese em que se empregará a nomenclatura própria da área em que se esteja legislando;
b) usar frases curtas e concisas;
c) construir as orações na ordem direta, evitando preciosismo, neologismo e adjetivações dispensáveis;
d) buscar a uniformidade do tempo verbal em todo o texto das normas legais, dando preferência ao tempo presente ou ao futuro simples do presente;
e) usar os recursos de pontuação de forma judiciosa, evitando os abusos de caráter estilístico;
II - para a obtenção de precisão:
a) articular a linguagem, técnica ou comum, de modo a ensejar perfeita compreensão do objetivo da lei e a permitir que seu texto evidencie com clareza o conteúdo e o alcance que o legislador pretende dar à norma;
b) expressar a idéia, quando repetida no texto, por meio das mesmas palavras, evitando o emprego de sinonímia com propósito meramente estilístico;
c) evitar o emprego de expressão ou palavra que confira duplo sentido ao texto;
d) escolher termos que tenham o mesmo sentido e significado na maior parte do território nacional, evitando o uso de expressões locais ou regionais;
e) usar apenas siglas consagradas pelo uso, observado o princípio de que a primeira referência no texto seja acompanhada de explicitação de seu significado;
f) grafar por extenso quaisquer referências feitas, no texto, a números e percentuais;
(Revogado)
f) grafar por extenso quaisquer referências a números e percentuais, exceto data, número de lei e nos casos em que houver prejuízo para a compreensão do texto; (Redação dada pela Lei Complementar nº 107, de 26.4.2001)
g) indicar, expressamente o dispositivo objeto de remissão, em vez de usar as expressões ‘anterior’, ‘seguinte’ ou equivalentes; (Alínea incluída pela Lei Complementar nº 107, de 26.4.2001)
III - para a obtenção de ordem lógica:
a) reunir sob as categorias de agregação - subseção, seção, capítulo, título e livro - apenas as disposições relacionadas com o objeto da lei;
b) restringir o conteúdo de cada artigo da lei a um único assunto ou princípio;
c) expressar por meio dos parágrafos os aspectos complementares à norma enunciada no caput do artigo e as exceções à regra por este estabelecida;
d) promover as discriminações e enumerações por meio dos incisos, alíneas e itens.

A não incidência de IRPJ e CSLL sobre benefícios fiscais de ICMS: Mudança de posição da Receita Federal e perspectivas

Fonte: Samuel Hickmann https://migalhas.uol.com.br/depeso/339085/a-nao-incidencia-de-irpj-e-csll-sobre-beneficios-fiscais-d... (Imagem: Arte Migalhas) Há algum tempo as empresas beneficiárias de…
4
0
Flávio Tartuce, Advogado
há 4 anos

Resumo. Informativo 669 do STJ

RESUMO. INFORMATIVO 669 DO STJ. CORTE ESPECIAL PROCESSO Rcl 36.476-SP , Rel. Min. Nancy Andrighi, Corte Especial, por maioria, julgado em 05/02/2020, DJe 06/03/2020 RAMO DO DIREITO DIREITO…
14
0
Carla Gonzaga, Advogado
há 4 anos

Presidente da República veta dispensa de atestado médico para empregado que adoecer no período da quarentena

O presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou o Projeto de Lei 702/20 em sua integralidade, o qual dispensava o empregado infectado pelo novo coronavírus, durante o período da quarentena, de…
2
0
Itamar Mariano, Contador
há 8 anos

Solução de Consulta Cosit Nº 98 de 29 de Junho de 2016

SOLUÇÃO DE CONSULTA COSIT Nº 98, DE 29 DE JUNHO DE 2016 (Publicado(a) no DOU de 11/10/2016, seção 1, pág. 32) ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP EMENTA: HABILITAÇÃO AO REIDI. REQUISITO DE…
1
0

Lei 13.165 criou antinomia sobre perda de mandato no Código Eleitoral

Sem dúvida, um ponto importante do debate sobre a Lei 13.165, de 29 de setembro de 2015, repousará na análise do novo § 3º do artigo 224 do Código Eleitoral. Segundo o aludido dispositivo, “a decisão…
2
0
Justificando
há 8 anos

Em que momento há extinção da punibilidade na Lei de repatriação?

No dia 14 de janeiro foi sancionada a lei de repatriação, que pretende, na esteira de outros países, injetar na economia local valores remetidos ilegalmente ao exterior. No específico caso brasileiro…
0
0

Informativo nº 552 do STJ

Terceira Turma DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. CERCEAMENTO INDEVIDO DA ATIVIDADE PROBATÓRIA DAS PARTES EM AÇÃO DECLARATÓRIA DE MATERNIDADE. Definiu-se não ser possível julgar improcedente pedido de…
4
0
Flávio Tartuce, Advogado
há 9 anos

Resumo. Informativo 552 do STJ.

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. REQUISITOS PARA RECONHECIMENTO DA FRAUDE À EXECUÇÃO. RECURSO REPETITIVO (ART. 543-C DO CPC E RES. 8/2008-STJ). No que diz respeito à fraude de execução, definiu-se que: (i)…
5
0

Controle das finanças públicas exige transparência

Nos últimos tempos, uma das maiores conquistas do Estado brasileiro foi a maior transparência no controle dos bens e recursos públicos, com especial evidência nas matérias financeira e tributária.
0
0

Lido hoje em Plenário veto parcial ao Código do Contribuinte

Mensagem da Governadoria do Estado, lida hoje em plenário, veta parcialmente o autógrafo de Lei Complementar nº 4, de 03 de setembro de 2013, que institui o Código de Direitos, Garantias e Obrigações…
0
0