Artigo 43 da Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993

Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
Art. 43. A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:
I - abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, e sua apreciação;
II - devolução dos envelopes fechados aos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, desde que não tenha havido recurso ou após sua denegação;
III - abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposição de recurso, ou tenha havido desistência expressa, ou após o julgamento dos recursos interpostos;
IV - verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preços correntes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis;
V - julgamento e classificação das propostas de acordo com os critérios de avaliação constantes do edital;
VI - deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação.
§ 1o A abertura dos envelopes contendo a documentação para habilitação e as propostas será realizada sempre em ato público previamente designado, do qual se lavrará ata circunstanciada, assinada pelos licitantes presentes e pela Comissão.
§ 2o Todos os documentos e propostas serão rubricados pelos licitantes presentes e pela Comissão.
§ 3o É facultada à Comissão ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente da proposta.
§ 4º O disposto neste artigo aplica-se à concorrência e, no que couber, ao concurso, ao leilão, à tomada de preços e ao convite, facultada, quanto a este último, a publicação na imprensa oficial.
(Revogado)
§ 4o O disposto neste artigo aplica-se à concorrência e, no que couber, ao concurso, ao leilão, à tomada de preços e ao convite. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)
§ 5o Ultrapassada a fase de habilitação dos concorrentes (incisos I e II) e abertas as propostas (inciso III), não cabe desclassificá-los por motivo relacionado com a habilitação, salvo em razão de fatos supervenientes ou só conhecidos após o julgamento.
§ 6o Após a fase de habilitação, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão.
Claudia Bitar, Advogado
há 3 meses

Sobrepreço X Superfaturamento

, dentre outras análises. Vale ressaltar o art. 43 , §IV da Lei de Licitações : Art. 43. A licitação será processada... de licitação tem o dever-poder de verificar se os valores ofertados condizem …

Consulta de Preços para Licitação

, e 43, IV, da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, resolve: Art. 1º Esta Instrução Normativa dispõe sobre o procedimento... antes da licitação A Lei 8.666/93, Lei de Licitações e Contratos …

A presença de falha técnica no projeto básico autoriza o aditamento do contrato administrativo?

Oliveira [1] A Lei 8.666/1993Lei de Licitações e Contratos Administrativos – prevê como dever da Administração Pública... o cumprimento de tais requisitos pela Administração; conforme …

Crimes na Lei de Licitações: Análise ao Artigo 96 da Lei nº 8.666/1993

da Lei 8.666 de 21 de Junho de 1993 Art. 96. Fraudar, em prejuízo da Fazenda Pública, licitação instaurada para...Crimes na Lei de Licitações: Análise ao Artigo 96 da Lei 8.666/1993 Crime de …

Flexibilização dos critérios para análise de amostras em licitações

Introdução No que tange à análise da compatibilidade das propostas com as especificações do objeto do instrumento convocatório, a Administração, com frequência, reputa conveniente exigir que os…
Josias Sobrinho, Advogado
há 9 meses

Como saber o preço estimado nas licitações?

O preço estimado ou valor estimado para a contratação é informação de extrema importância e determinante para o licitante que deseja vencer a disputa. Tão importante quanto a documentação completa e…

Formalismo em Licitações

Introdução Um dos temas mais complexos atinentes à licitação envolve o formalismo. Existe uma forte tradição no sentido de reputar que atos praticados em licitação sujeitam-se ao rigorismo formal.
Ligi Aquino, Assistente Administrativo
há 10 meses

Edital EMilio Ribas

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO OBJETIVANDO A AQUISIÇÃO DE BENS COM ENTREGA IMEDIATA – PARTICIPAÇÃO RESTRITA A ME/EPP/COOPERATIVAS EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO IIER n.° 514/2019 PROCESSO IIER SES n.°…

O excesso de formalismo / formalismo moderado nas licitações públicas

O EXCESSO DE FORMALISMO / FORMALISMO MODERADO NAS LICITAÇÕES PÚBLICAS O excesso de formalismo e o formalismo moderado não são temas novos dentro do mundo jurídico, no entanto, é cada vez mais…

Licitações Públicas

RESUMO O presente texto abordará o conceito, tipificação, princípios, classificação e principais temas a respeito das licitações públicas. Como são feitas e quais as regras devem ser cumpridas e…