Artigo 2 da Lei nº 4.717 de 29 de Junho de 1965

Lei nº 4.717 de 29 de Junho de 1965

Regula a ação popular.
Art. 2º São nulos os atos lesivos ao patrimônio das entidades mencionadas no artigo anterior, nos casos de:
a) incompetência;
b) vício de forma;
c) ilegalidade do objeto;
d) inexistência dos motivos;
e) desvio de finalidade.
Parágrafo único. Para a conceituação dos casos de nulidade observar-se-ão as seguintes normas:
a) a incompetência fica caracterizada quando o ato não se incluir nas atribuições legais do agente que o praticou;
b) o vício de forma consiste na omissão ou na observância incompleta ou irregular de formalidades indispensáveis à existência ou seriedade do ato;
c) a ilegalidade do objeto ocorre quando o resultado do ato importa em violação de lei, regulamento ou outro ato normativo;
d) a inexistência dos motivos se verifica quando a matéria de fato ou de direito, em que se fundamenta o ato, é materialmente inexistente ou juridicamente inadequada ao resultado obtido;
e) o desvio de finalidade se verifica quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explícita ou implicitamente, na regra de competência.
mês passado

A ilegalidade e inconstitucionalidade dos Tribunais Raciais

INTRODUÇÃO Com o advento da Lei nº 12.711/2012, foi oficialmente instituído o sistema de acesso por cotas em estabelecimentos públicos federais de educação, beneficiando “pretos, pardos e indígenas”.
1
0
Fábio Xavier , Advogado
há 7 meses

Controle da Administração Pública, exercido pelo Poder Judicário

INTRODUÇÃO Para que haja um Estado de Direito e Democrático, é de suma importância a obediência a sua norma máxima, o texto constitucional . Não se pode tratar de controle da Administração Pública…
3
0

O poder-dever da Administração de rever seus atos eivados de vícios e o controle do mérito do ato administrativo discricionário pelo Poder Judiciário:

Na lição de Maria Sylvia Zanella Di Pietro (in Direito Administrativo, 14ª Ed. 2002, pág. 188) ato administrativo é: “declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos…
1
0

A ineficácia da Lei de Alienação Parental quanto à proteção de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual intrafamiliar

Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo a análise da aplicabilidade da Lei de nº 12.318/10, do Projeto de Lei que a deu origem e seus fundamentos, de seus institutos…
1
0

Delegabilidade do poder de polícia à administração pública indireta sob natureza jurídica de direito privado e organização do Estado Brasileiro

"Dedico este trabalho à minha família, em especial à minha avó, ao meu pai, aos meus irmãos, à minha mãe e ao meu tio Cleber.” Agradeço a todos os que ajudaram na elaboração deste trabalho, com…
1
0
Lilia Gomes, Advogado
há 2 anos

Reflexões Sobre a Lei de Alienação Parental

A Lei de Alienação Parental (LAP - Lei 12.318/2010) completou dez anos em 2020 e algumas reflexões se fazem necessárias, em especial, quais marcas deixou na prática da advocacia familista.
1
0
Carlos Montaño
há 2 anos

O que mudou na Lei da Alienação Parental?

O que mudou na Lei da Alienação Parental? Uma análise do PL 634 aprovado no Senado em 12/4/2022, que altera a Lei 12.318/10 e o ECA. Carlos Montaño [1] * Muita dúvida e preocupação tem se criado em…
1
0

A proteção ineficiente dos princípios da moralidade administrativa em razão das alterações promovidas pela Lei n. 14.230/21.

Resumo: As alterações promovidas pela Lei n. 14.230 /21, no tocante à Lei de Improbidade Administrativa , alteraram sensivelmente o trato da improbidade administrativa. Condutas antes consideradas…
8
0
há 2 anos

A ação popular na defesa do meio ambiente dos municípios - Gestão Pública

ATALIBA MONTEIRO DE MORAES FILHO a ação popular na defesa do meio ambiente dos municípios ESCOLA PAULISTA DE DIREITO MBA em Gestão Pública: Políticas e Gestão Governamental São Paulo 2018 ATALIBA…
1
0
Gabriel Martini, Advogado
há 2 anos

Tutelas Coletivas

No direito brasileiro a aplicação da tutela jurisdicional, qual é a capacidade do ente Estatal através do juízos competentes de dizer o direito, é realizável pela ação do polo ativo que aciona o ente…
1
0