Artigo 55 da Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

LBPS - Lei nº 8.213 de 24 de Julho de 1991

Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.
Subseção III
Da Aposentadoria por Tempo de Serviço
Art. 55. O tempo de serviço será comprovado na forma estabelecida no Regulamento, compreendendo, além do correspondente às atividades de qualquer das categorias de segurados de que trata o art. 11 desta Lei, mesmo que anterior à perda da qualidade de segurado:
I - o tempo de serviço militar, inclusive o voluntário, e o previsto no § 1º do art. 143 da Constituição Federal, ainda que anterior à filiação ao Regime Geral de Previdência Social, desde que não tenha sido contado para inatividade remunerada nas Forças Armadas ou aposentadoria no serviço público;
II - o tempo intercalado em que esteve em gozo de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez;
III - o tempo de contribuição efetuado como segurado facultativo, desde que antes da vigência desta lei;
(Revogado)
III - o tempo de contribuição efetuada como segurado facultativo; (Redação dada pela Lei nº 9.032, de 1995)
IV - o tempo de serviço referente ao exercício de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que não tenha sido contado para a inatividade remunerada nas Forças Armadas ou aposentadoria no serviço público;
(Revogado)
IV - o tempo de serviço referente ao exercício de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que não tenha sido contado para efeito de aposentadoria por outro regime de previdência social; (Redação dada pela Lei nº 9.506, de 1997)
V - o tempo de contribuição efetuado por segurado depois de ter deixado de exercer atividade remunerada que o enquadrava no art. 11 desta Lei;
VI - o tempo de contribuição efetuado com base nos artigos 8º e 9º da Lei nº 8.162, de 8 de janeiro de 1991, pelo segurado definido no artigo 11, inciso I, alínea "g", desta Lei, sendo tais contribuições computadas para efeito de carência. (Incluído pela Lei nº 8.647, de 1993)
§ 1º A averbação de tempo de serviço durante o qual o exercício da atividade não determinava filiação obrigatória ao anterior Regime de Previdência Social Urbana só será admitida mediante o recolhimento das contribuições correspondentes, conforme dispuser o Regulamento, observado o disposto no
§ 2º. (Vide Lei nº 8.212, de 1991)
§ 2º O tempo de serviço do segurado trabalhador rural, anterior à data de início de vigência desta Lei, será computado independentemente do recolhimento das contribuições a ele correspondentes, exceto para efeito de carência, conforme dispuser o Regulamento.
§ 3º A comprovação do tempo de serviço para os efeitos desta Lei, inclusive mediante justificação administrativa ou judicial, conforme o disposto no art. 108, só produzirá efeito quando baseada em início de prova material, não sendo admitida prova exclusivamente testemunhal, salvo na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito, conforme disposto no Regulamento.
(Revogado)
§ 3º A comprovação do tempo de serviço para fins do disposto nesta Lei, inclusive mediante justificativa administrativa ou judicial, observado o disposto no art. 108, só produzirá efeito quando for baseada em início de prova material contemporânea dos fatos, não admitida a prova exclusivamente testemunhal, exceto na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito, na forma prevista no Regulamento. (Redação dada pela Medida Provisória nº 871, de 2019)
(Revogado)
§ 3º A comprovação do tempo de serviço para os fins desta Lei, inclusive mediante justificativa administrativa ou judicial, observado o disposto no art. 108 desta Lei, só produzirá efeito quando for baseada em início de prova material contemporânea dos fatos, não admitida a prova exclusivamente testemunhal, exceto na ocorrência de motivo de força maior ou caso fortuito, na forma prevista no regulamento. (Redação dada pela Lei nº 13.846, de 2019)
§ 4º Não será computado como tempo de contribuição, para efeito de concessão do benefício de que trata esta subseção, o período em que o segurado contribuinte individual ou facultativo tiver contribuído na forma do § 2o do art. 21 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991, salvo se tiver complementado as contribuições na forma do § 3o do mesmo artigo. (Incluído pela Lei Complementar nº 123, de 2006)

" Trabalhei quase a vida toda no campo. Mas tive períodos de carteira assinada. Isso me prejudica na aposentadoria rural ? "

A aposentadoria do segurado especial (rural) tem idade diferenciada de 60 anos homem e 55 anos mulher. 💰É um benéfico de 1 salário mínimo concedido para quem trabalhou em regime de economia…
1
0
Carolina Antunes, Advogado
há 8 meses

Auxílio doença para militares

É comum, o militar se acidentar sem relação de causa e efeito com o serviço e fora das atividades militares e ultrapassado o período de licença militar ele é excluído. Sabe aquele famosa frase:…
1
0
Carolina Antunes, Advogado
há 8 meses

Militar excluído x INSS

Muitos militares que foram excluídos por término do tempo de serviço encontram uma situação que amedronta. Como ingressar no mercado de trabalho depois de alguns anos nas Forças Armadas? Na prática,…
2
0
Breno Santos, Advogado
há 9 meses

Auxílio doença conta como tempo para aposentadoria

Nesse artigo vou responder a dúvida se o período em gozo de auxílio-doença (atualmente benefício por incapacidade temporária) ou de aposentadoria por invalidez (atualmente aposentadoria por…
1
0
Alessandra Strazzi, Advogado
há 10 meses

Tempo de Serviço Militar no INSS: Supere os Desafios e Garanta o Direito dos Seus Clientes!

Descubra se o tempo de serviço militar conta para aposentadoria, quais os requisitos e como é o procedimento para averbação. E se você gostar desse artigo, que tal me seguir aqui no Jusbrasil ?…
23
1
Alessandra Strazzi, Advogado
há 10 meses

Aposentadoria Rural com Cônjuge Urbano: Descubra as Implicações Legais

Descubra se há impedimento para aposentadoria rural quando o cônjuge é trabalhador urbano (de acordo com a previsão legal e jurisprudencial). E se você gostar desse artigo, que tal me seguir aqui no…
24
3
Maria Teixeira, Advogado
ano passado

Atenção! Você sabe como levar tempo trabalhado requerido em ação trabalhista para o INSS?

Você demandou ação trabalhista para reconhecer um determinado tempo trabalhado na empresa e que não consta na sua carteira de trabalho. Ganhou a ação. Agora é esperar, que no futuro, quando for…
1
0
Esmalto Nery, Advogado
ano passado

Justificação Administrativa

O PROCESSO ADMINISTRATIVO PREVIDENCIÁRIO E A JUSTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVA COMO COMPLEMENTAÇÃO DA PROVA DOCUMENTAL. 1. INTRODUÇÃO O presente resumo tem o condão de demonstrar as nuances do Processo…
0
0
Gustavo Oliveira, Estudante de Direito
ano passado

A questão probatória da atividade rural relativa a aposentadoria por idade rural

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARAÍSO DO CEARÁ CURSO DE DIREITO Autores: Andrei de Sousa Furtado Ana Clara Martins Coelho Amanda Geise dos Santos Marques Gustavo Willian de Oliveira Rodrigo Barbosa da Silva…
3
0

Enunciado 8 do CRPS: trabalho rural do segurado especial e do contribuinte individual

Confira o que diz o Enunciado 8 CRPS sobre tempo de trabalho do segurado especial e do contribuinte individual rural para fins previdenciários. E se você gostar desse artigo, que tal me seguir aqui…
21
4