Artigo 2 da Lei nº 6.830 de 22 de Setembro de 1980

LEF - Lei nº 6.830 de 22 de Setembro de 1980

Dispõe sobre a cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública, e dá outras providências.
Art. 2º - Constitui Dívida Ativa da Fazenda Pública aquela definida como tributária ou não tributária na Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, com as alterações posteriores, que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.
§ 1º - Qualquer valor, cuja cobrança seja atribuída por lei às entidades de que trata o artigo 1º, será considerado Dívida Ativa da Fazenda Pública.
§ 2º - A Dívida Ativa da Fazenda Pública, compreendendo a tributária e a não tributária, abrange atualização monetária, juros e multa de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato.
§ 3º - A inscrição, que se constitui no ato de controle administrativo da legalidade, será feita pelo órgão competente para apurar a liquidez e certeza do crédito e suspenderá a prescrição, para todos os efeitos de direito, por 180 dias, ou até a distribuição da execução fiscal, se esta ocorrer antes de findo aquele prazo.
§ 4º - A Dívida Ativa da União será apurada e inscrita na Procuradoria da Fazenda Nacional.
§ 5º - O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter:
I - o nome do devedor, dos co-responsáveis e, sempre que conhecido, o domicílio ou residência de um e de outros;
II - o valor originário da dívida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato;
III - a origem, a natureza e o fundamento legal ou contratual da dívida;
IV - a indicação, se for o caso, de estar a dívida sujeita à atualização monetária, bem como o respectivo fundamento legal e o termo inicial para o cálculo;
V - a data e o número da inscrição, no Registro de Dívida Ativa; e
VI - o número do processo administrativo ou do auto de infração, se neles estiver apurado o valor da dívida.
§ 6º - A Certidão de Dívida Ativa conterá os mesmos elementos do Termo de Inscrição e será autenticada pela autoridade competente.
§ 7º - O Termo de Inscrição e a Certidão de Dívida Ativa poderão ser preparados e numerados por processo manual, mecânico ou eletrônico.
§ 8º - Até a decisão de primeira instância, a Certidão de Dívida Ativa poderá ser emendada ou substituída, assegurada ao executado a devolução do prazo para embargos.
§ 9º - O prazo para a cobrança das contribuições previdenciárias continua a ser o estabelecido no artigo 144 da Lei nº 3.807, de 26 de agosto de 1960.
Gabriel Couto, Advogado
há 14 dias

Fui Citado em uma Execução Fiscal: O Que Fazer?

Dr. Gabriel Prevot Couto Contato ao final Ser citado em uma execução fiscal pode ser uma experiência desafiadora e intimidadora. A execução fiscal é um procedimento pelo qual o governo busca cobrar…
1
0
Diorgenes Emerson, Advogado
mês passado

Quais os requisitos da certidão de divida ativa (CDA)?

A Certidão de Dívida Ativa (CDA) é um instrumento de fundamental importância no contexto da cobrança judicial de débitos inscritos na dívida ativa, sejam eles de natureza tributária ou não…
1
0
Diorgenes Emerson, Advogado
mês passado

O que é a correção da certidão de dívida ativa (CDA)?

A Certidão de Dívida Ativa (CDA) é um instrumento essencial no processo de cobrança de dívidas pelos órgãos públicos, representando a formalização e a legalidade das obrigações devidas pelos…
1
0
Augusto Braz, Advogado
há 5 meses

O uso de exceção de pré-executividade para anulação de execuções fiscais

A exceção de pré-executividade é um instrumento processual criado pela doutrina e jurisprudência a fim de buscar a nulidade de uma execução em que o título executivo judicial ou extrajudicial vier…
1
0
Jean do Vale, Procurador e Advogado Público
há 8 meses

As defesas do executado na execução fiscal

O que é execução fiscal? Inicialmente, é preciso esclarecer que este artigo não pretende abordar o tema de forma científica, seguindo o formalismo exigido pela Academia. Busca-se, na verdade, uma…
5
0

A prescrição de contribuição previdenciária

Essa matéria da prescrição das Contribuições Previdenciárias é controvertida. O STF com a Súmula Vinculante nº 08 reduziu prazos de decadência e prescrição de 10 para 5 anos, da contribuições…
13
4
Diego Demetrio, Bacharel em Direito
há 11 meses

Responsabilidade tributária na transmissão de bens móveis e imóveis e na sucessão por morte

RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA NA TRANSMISSÃO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS E NA SUCESSÃO POR MORTE DIEGO DEMETRIO DE SOUZA [1] RESUMO O vigente Código Tribunal Nacional de 1966 (CTN), que em alguns…
3
0
Vitor Hugo Lopes, Advogado
há 11 meses

Como proceder ao ser notificado de débito junto a dívida ativa.

Com a incidência do fato gerador o contribuinte se vê diante da obrigação de arcar com o ônus tributário. Todavia, quando não há o adimplemento da obrigação junto ao Fisco, este, após lapso temporal,…
2
0

Monografia Execução Fiscal.

EXECUÇÃO FISCAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA ARARAQUARA 2022 EDUARDO SEMENSATO EXECUÇÃO FISCAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA Projeto de monografia apresentado a coordenação do Curso de Direito da…
1
0
Denise Tavares, Advogado
ano passado

Execução Fiscal

Execução Fiscal é um procedimento judicial para a cobrança de uma Dívida Ativa. Quando uma pessoa física ou jurídica deixa de efetuar algum tipo de pagamento para os Entes Federativos (União, Estado,…
4
0