Artigo 966 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015

Art. 966. A decisão de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando:
I - se verificar que foi proferida por força de prevaricação, concussão ou corrupção do juiz;
II - for proferida por juiz impedido ou por juízo absolutamente incompetente;
III - resultar de dolo ou coação da parte vencedora em detrimento da parte vencida ou, ainda, de simulação ou colusão entre as partes, a fim de fraudar a lei;
IV - ofender a coisa julgada;
V - violar manifestamente norma jurídica;
VI - for fundada em prova cuja falsidade tenha sido apurada em processo criminal ou venha a ser demonstrada na própria ação rescisória;
VII - obtiver o autor, posteriormente ao trânsito em julgado, prova nova cuja existência ignorava ou de que não pôde fazer uso, capaz, por si só, de lhe assegurar pronunciamento favorável;
VIII - for fundada em erro de fato verificável do exame dos autos.
§ 1º Há erro de fato quando a decisão rescindenda admitir fato inexistente ou quando considerar inexistente fato efetivamente ocorrido, sendo indispensável, em ambos os casos, que o fato não represente ponto controvertido sobre o qual o juiz deveria ter se pronunciado.
§ 2º Nas hipóteses previstas nos incisos do caput, será rescindível a decisão transitada em julgado que, embora não seja de mérito, impeça:
I - nova propositura da demanda; ou
II - admissibilidade do recurso correspondente.
§ 3º A ação rescisória pode ter por objeto apenas 1 (um) capítulo da decisão.
§ 4º Os atos de disposição de direitos, praticados pelas partes ou por outros participantes do processo e homologados pelo juízo, bem como os atos homologatórios praticados no curso da execução, estão sujeitos à anulação, nos termos da lei.
§ 5º Cabe ação rescisória, com fundamento no inciso V do caput deste artigo, contra decisão baseada em enunciado de súmula ou acórdão proferido em julgamento de casos repetitivos que não tenha considerado a existência de distinção entre a questão discutida no processo e o padrão decisório que lhe deu fundamento. (Incluído pela Lei nº 13.256, de 2016) (Vigência)
§ 6º Quando a ação rescisória fundar-se na hipótese do § 5º deste artigo, caberá ao autor, sob pena de inépcia, demonstrar, fundamentadamente, tratar-se de situação particularizada por hipótese fática distinta ou de questão jurídica não examinada, a impor outra solução jurídica. (Incluído pela Lei nº 13.256, de 2016) (Vigência)

Proteja seus Clientes: Quando o INSS Pode Cortar Aposentadoria por Idade Rural

Revelamos em quais casos é possível o INSS cortar a aposentadoria por idade rural concedida na via administrativa ou judicial. E se você gostar desse artigo, que tal me seguir aqui no Jusbrasil?…
19
7

Imóvel leiloado por valor abaixo? É possível anular a decisão?

A ação rescisória representa um relevante mecanismo do direito processual, cuja finalidade é a revisão de decisões judiciais que contenham equívocos, injustiças ou ilegalidades. Em contextos…
1
0

A rescisão do acordo de delação premiada

A RESCISÃO DO ACORDO DE DELAÇÃO PREMIADA Rogério Tadeu Romano Sob o ponto de vista processual, a delação premiada consiste na afirmação feita por um acusado, ao ser interrogado em juízo ou ouvido…
1
0

A forma de impugnar a decisão que violou dispositivo de lei e de juízo absolutamente incompetente, por meio da interposição de Ação Rescisória

A ação rescisória, conforme trata Neves (2019), tem natureza jurídica de ação, sendo um sucedâneo recursal externo, que se desenvolve em um processo diferente do qual a decisão impugnada foi…
1
0

Ação Rescisória em Face dos Herdeiros em Investigação de Paternidade: Análise Jurisprudencial

Introdução A ação rescisória é um instrumento processual de grande relevância no ordenamento jurídico brasileiro, por permitir a desconstituição de decisões judiciais transitadas em julgado, sob…
1
0

Cabe Ação Rescisória no Juizado Especial? STF diz que sim!

Descubra se cabe ação rescisória nos Juizados Especiais (de acordo com o Tema 100 do STF) e como isso pode impactar as demandas previdenciárias. E se você gostar desse artigo, que tal me seguir aqui…
61
9

Imparcialidade como direito processual fundamental: impedimento e suspeição no Código de Processo Civil

A imparcialidade do julgador assume figura central na operação do devido processo legal, como imposição para que a prestação jurisdicional possa alcançar um resultado justo. Tal se dá não apenas pela…
2
0

A Armadilha da Coisa Julgada na Revisão da Vida Toda: Superando Desafios

Descubra como o advogado deve agir nos casos que envolvem de Revisão da Vida Toda e coisa julgada. E se você gostar desse artigo, que tal me seguir aqui no Jusbrasil ? Assim, você garante que será…
55
14

A relativização do princípio da independência das instâncias.

1. Considerações introdutórias O brocardo “jurisdição”, de origem no latim, e que significa “dizer o direito”, consiste na prerrogativa de um órgão na aplicação do Direito, utilizando-se da força…
0
0

A hipótese de utilização da ação rescisória em casos que após a decretação da prescrição intercorrente se descubra bens legais excutíveis.

A hipótese de utilização da ação rescisória (Art. 966 DO CPC) em casos que após a decretação da prescrição intercorrente (art. 921, VI do cpc) se descubra bens legais excutíveis. THE HYPOTHESIS OF…
1
1