Artigo 24 da Lei nº 13.140 de 26 de Junho de 2015

Lei nº 13.140 de 26 de Junho de 2015

Dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública; altera a Lei no 9.469, de 10 de julho de 1997, e o Decreto no 70.235, de 6 de março de 1972; e revoga o § 2o do art. 6o da Lei no 9.469, de 10 de julho de 1997.
Subseção III
Da Mediação Judicial
Art. 24. Os tribunais criarão centros judiciários de solução consensual de conflitos, responsáveis pela realização de sessões e audiências de conciliação e mediação, pré-processuais e processuais, e pelo desenvolvimento de programas destinados a auxiliar, orientar e estimular a autocomposição.
Parágrafo único. A composição e a organização do centro serão definidas pelo respectivo tribunal, observadas as normas do Conselho Nacional de Justiça.

Mediação e a Autocomposição: Uma análise acerca da sua utilização para Resolução de Conflitos de interesses.

MEDIAÇÃO E A AUTOCOMPOSIÇÃO: UMA ANÁLISE ACERCA DA SUA UTILIZAÇÃO PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS DE INTERESSES Nelson Valverde Dias [1] Coautor: Dr. Gleibe Pretti 2 RESUMO Neste artigo buscamos…
1
0

Perspectivas da Mediação Aplicada aos conflitos de Alienação Parental

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS Centro de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Direito Fabrício Júnior Nascimento PERSPECTIVAS DA MEDIAÇÃO APLICADA AOS CONFLITOS DE ALIENAÇÃO PARENTAL Montes…
2
0

Pespectiva da Arbitragem no Direito Empresarial

A Perspectiva da Arbitragem no âmbito do Direito Empresarial Ivania Cavalcante [1] Resumo Este trabalho tem como objetivo identificar o valor do Instituto da Arbitragem no âmbito do Direito…
0
0

Compromisso e sentença arbitral

COMPROMISSO E SENTENÇA ARBITRAL Rogério Tadeu Romano I – O COMPROMISSO: NATUREZA JURÍDICA E HISTÓRICO O compromisso era o acordo para a decisão por árbitro ou por árbitros. Se se lhe adjectava…
2
0
Ayla Lopes, Estudante de Direito
há 2 anos

Métodos Consensuais de Resolução de Conflito nas Ações Previdenciárias da Justiça Federal

LOPES; Ayla Vitória [1] SAMPAIO; Iessa Emanuele Dias1 SILVEIRA; Maísa Fernanda Souza1 VELOSO; CynaraSilde Mesquita [2] TEIXEIRA; Rodrigo Leal [3] RESUMO A presente pesquisa foi realizada no âmbito do…
6
1
Thiago Correia, Advogado
há 2 anos

Sentença arbitral: hipóteses de invalidação

É pacifico que a Arbitragem constitui verdadeira alternativa a aparelhagem estatal, constituindo verdadeira ‘’Jurisdição Privada’’, regida pelo Principio da Autonomia da Vontade. Entretanto, não se…
1
0

Sentença Arbitral

NATUREZA JURÍDICA DA ARBITRAGEM A natureza jurídica do instituto da arbitragem é dividido, basicamente, em duas correntes: (i) a corrente contratualista; (ii) a corrente jurisdicional. De acordo com…
2
0

A Utilização da Justiça Multiportas nos Conflitos Agrários

“ A justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta .” Rui Barbosa RESUMO O presente trabalho se dedica ao estudo dos meios alternativos de solução de conflitos, dedicando-se…
1
0
Arthur Ramalho, Bacharel em Direito
há 3 anos

Os Benefícios despenalizadores da Lei 9.099/1995: avanço para desburocratização e celeridade da prestação Jurisdicional nos crimes de menor potencial ofensivo.

UNIVERSIDADE IGUAÇU Arthur de Oliveira Ramalho Neto OS BENEFÍCIOS DESPENALIZADORES DA LEI 9.099/1995: AVANÇO PARA DESBUROCRATIZAÇÃO E CELERIDADE DA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL NOS CRIMES DE MENOR…
4
0

A Arbitragem como Forma Alternativa de Solução de Conflitos

A Arbitragem como Forma Alternativa de Solução de Conflitos Fabricio Marinho do Nascimento1 Karla Costa Pinto2 1 Bacharelando em Direito na Faculdade Kennedy Minas Gerais. 2 Bacharelanda em Direito…
1
0