Parágrafo 2 Artigo 155 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940

Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel:
§ 2º - Se o criminoso é primário, e é de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de reclusão pela de detenção, diminuí-la de um a dois terços, ou aplicar somente a pena de multa.

Considerações sobre o furto famélico

CONSIDERAÇÕES SOBRE O FURTO FAMÉLICO Rogério Tadeu Romano O furto famélico é aquele praticado diante de um estado notório de fome e necessidade , devendo que o agente atue única e exclusivamente com…
1
0
Pierre Reis, Estudante de Direito
mês passado

Direito Penal: entenda tudo sobre o crime de receptação.

O crime de receptação, previsto no Código Penal , é uma infração de extrema relevância no âmbito jurídico, visto que está diretamente ligado à proteção do patrimônio e à segurança da sociedade.
1
0

Erro de Tipo Acidental (2ª parte)

Erro de Tipo Acidental (2ª parte) Error In Objecto (erro com relação ao objeto) Não é previsto em lei, devido sua obviedade, pois para a conduta dolosa ou culposa do agente ter relevância penal basta…
4
1
Abraao Couto, Estudante de Direito
há 3 meses

A Aplicação do Princípio da Insignificância em Crimes de Furto na Jurisprudência do STF

ABRAÃO FABRIZZI MACIEL DO COUTO [1] 1. INTRODUÇÃO A teoria tripartida do delito, segundo a qual o crime é todo ato típico, antijurídico e culpável, admite como primeiro de seus pressupostos a…
1
0
Joao Gerbasi, Advogado
há 6 meses

Furto, restituição do bem e princípio da insignificância

No dia 25.10.2023 , no julgamento dos REsp 2062375/AL e REsp 2062095/AL , sob o tema repetitivo 1205, a terceira seção do STJ definiu a seguinte tese: A restituição imediata e integral do bem furtado…
3
0

Furto e princípio da insignificância

O crime de furto está especificado no artigo 155 do Código Penal : “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa” (BRASIL, 1940). Subtrair…
2
0

Principio da insignificância

2.1. Origem O princípio da insignificância ou da criminalidade de bagatela surgiu no Direito Civil, derivado do brocardo de minimus non curat praetor. Em outras palavras, o Direito Penal não deve se…
1
0

Hipóteses de Absolvição em Crimes de Furto na Temporada de Verão nas Cidades de Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém

O verão é uma época muito aguardada por muitos brasileiros, especialmente aqueles que vivem em cidades litorâneas como Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, localizadas no litoral paulista. Durante essa…
1
0

Breves notas sobre os efeitos da condenação penal

BREVES NOTAS SOBRE OS EFEITOS DA CONDENAÇÃO PENAL Rogério Tadeu Romano I – EFEITOS PENAIS E EXTRAPENAIS DA CONDENAÇÃO Determina o artigo 91 do Código Penal: Art. 91 - São efeitos da condenação:…
2
0

Receptação: Entenda Tudo Sobre o Assunto

O crime de receptação está previsto no artigo 180 do Código Penal e é configurado quando alguém adquire, recebe, transporta ou, ainda, oculta produto de crime, desde que tenha conhecimento disto, bem…
9
0