Parágrafo 2 Artigo 5 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
§ 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.
Leywy Ferreira, Estudante de Direito
há 25 dias

Inconstitucionalidade Do Cálculo Na Aposentadoria Por Incapacidade Permanente (aposentadoria Por Invalidez)

1. DIREITO PREVIDENCIÁRIO ENQUANTO DIREITO SOCIAL 1.1 O DIREITO PREVIDENCIÁRIO NO TEXTO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 O Estado brasileiro, com a inauguração da CF de 1988, passou a expressar bases…
1
0

Induzimento a erro essencial na anulação de casamento entre LGBT e heterossexual - Parte II

Há sete anos publiquei Induzimento a erro essencial na anulação de casamento entre LGBT e heterossexual | Jusbrasil . O Direito é um fenômeno cultural. Direito, então, é uma manifestação da espécie…
2
0

Atividades econômicas em território indígena: desenvolvimento sustentável ou extermínio?

Como bem afirma Ingo Sarlet e Tiago Fensterseifer, os princípios gerais do direito constituem fonte normativa, assim como as regras jurídicas. Por conseguinte, sabe-se que grande parte dos princípios…
1
0

Justiça Social

Justiça Social Por Roberto Múcio Aguiar No Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens – sob a égide do contratualismo – Jean Jacques Rousseau diz que toda desigualdade…
1
0
Giovanna Iunes
há 9 meses

O princípio da presunção de inocência e a ordem jurídica brasileira

O princípio da presunção de inocência encontra-se enunciado no Art. 5º, inciso LVII, da Constituição Federal de 1988, o qual possui sua redação: “LVII – ninguém será considerado culpado até o…
1
0
Willian Moreira, Bacharel em Direito
há 9 meses

Inadequação da tutela penal sobre o delito de bigamia

RESUMO A Carta Cidadã de 1998 é pautada na laicidade, que significa que o Estado será neutro do ponto de visto moral, ético e religioso. Assim, diante de um Estado Democrático de Direito no qual o…
1
0

CNJ - liberdade deexpressão e redes sociais

CNJ - liberdade de expressão e redes sociais *Alexandre Pontieri 1. Competência constitucional do CNJ O § 4º, do artigo 103-B, da Constituição Federal, dispõe que compete ao Conselho Nacional de…
1
0
Deborah Santana, Estudante de Direito
há 10 meses

O valor jurídico do afeto: A aplicação do instituto da responsabilidade civil nos casos de abandono afetivo parental.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIEURO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO FACULDADE DE DIREITO DEBORAH CRISTINA SILVA SANTANA O VALOR JURÍDICO DO AFETO: A APLICAÇÃO DO INSTITUTO DA RESPONSABILIDADE CIVIL NOS CASOS DE…
2
0

Constitucionalismo, Democracia e Cidadania

Coelho, Rafael Paulo 1. NOÇÕES DE DIREITO O direito se encontra em toda a parte, desde tempos muito remotos havia a necessidade de vida em sociedade e desde então necessidade de regras de…
1
0

Direitos Fundamentais e Justiça Social

Por Roberto Múcio de Aguiar Afinal, será que assiste razão ao filósofo John Locke , patrono do liberalismo, quando afirma que a função do estado é interferir o mínimo possível na vida dos indivíduos,…
2
1